Relatório

Ouvidoria da Secretaria de Saúde realizou mais de 4.300 atendimentos neste primeiro semestre

15/07/2021 | 20:00 | 788

A Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde de João Pessoa formalizou 4.329 demandas no primeiro semestre deste ano através do Sistema OuvidorSUS. Desses, 1.201 atendimentos foram através do WhatsApp, sendo 90% das demandas resolvidas no mesmo dia. O relatório foi apresentado nesta quinta-feira (15), ao Conselho Municipal de Saúde.

Todas as demandas foram encaminhadas aos setores responsáveis a fim de viabilizar a resolutividade das manifestações e fornecer uma resposta humanizada ao cidadão-usuário, resultando em 92% de resolução dentro dos prazos legais. Em média, a Ouvidoria Setorial da Saúde recebeu 722 demandas por mês. Com a ampliação de acesso ao cidadão através do WhatsApp, cujo número é 98845-5002, em março deste ano, foi observado um aumento significativo nas demandas.

No entanto, o principal meio de contato da população com a Ouvidoria da Saúde continua sendo através do telefone 160, totalizando 2.737 solicitações, sendo a maioria delas em relação às informações sobre a vacinação da Covid-19.

De acordo com a ouvidora da Saúde, Alcilene Figueiredo, o órgão preza por um atendimento humanizado com foco na satisfação do cidadão através do encaminhamento de suas demandas aos setores responsáveis. “A Ouvidoria produz relatórios que ajudam o Conselho de Saúde a buscar melhorias para os usuários, fortalecendo a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e fomentando, assim, os mecanismos de participação e controle social de uma política pública de saúde eficiente”, explicou.

Formas de atendimento – Na Ouvidoria da Saúde, os meios de atendimentos disponíveis são: carta, e-mail, registros realizados presencial ou por telefone – ligação e WhatsApp. Em João Pessoa, o meio de contato mais utilizado pelos usuários nas Ouvidorias da Saúde foi o atendimento via telefone, sendo registrado 2.787 demandas, seguido pelo novo canal de acesso WhatsApp, com 1.201 manifestações, e e-mail, com 395 solicitações. Já o atendimento presencial registrou 153 demandas, sendo 3% do total das manifestações, e o atendimento via carta com apenas 3 registros.

Estruturação – A Ouvidoria Setorial de Saúde encontra-se estruturada em rede, que possui em sua estrutura 15 ouvidorias descentralizadas e 1 setorial. São elas: nos cinco Distritos Sanitários, três policlínicas, três hospitais, uma maternidade, uma Diretoria de Regulação, uma Vigilância Epidemiológica, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma setorial.

Canais de atendimento – Na Ouvidoria da Saúde, os usuários dos serviços da rede municipal podem entrar em contato via WhatsApp através do número 98845-5002, telefone 160, site da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br) ou pelo e-mail ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A sede da Ouvidoria Setorial de Saúde está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, n° 1.243, bairro da Torre.