Capacitação

Ouvidoria da Saúde participa de Programa de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS

02/07/2021 | 16:00 | 1553

Dentre as mais de 2 mil ouvidorias da saúde existentes no Brasil, a Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde de João Pessoa foi selecionada pelo Ministério da Saúde para participar do Programa de Acreditação Institucional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta fase do programa, 24 ouvidorias na área da saúde foram selecionadas em todo País.

A ouvidora setorial da Saúde Municipal, Alcilene Figueiredo, ressaltou a importância da inclusão de João Pessoa nesta fase do programa. “As ouvidorias desempenham um papel muito importante na rede pública de saúde, buscando sempre otimizar o fluxo de trabalho, estabelecendo um padrão de referência de qualidade e resolutividade das demandas da população de forma cada vez mais humanizada. Por isso, estamos honrados em participar e ser selecionados para fazer parte deste importantíssimo programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que capacita e prepara os nossos profissionais ouvidores”, destacou.

A Ouvidoria da Saúde da Capital paraibana foi selecionada pela qualidade do trabalho desenvolvido no atendimento das demandas da população. “Enquanto gestão pública nosso trabalho é garantir a primazia e excelência no atendimento a todos os pessoenses e, esse convite nos mostra que estamos no caminho certo. Fazer parte desse programa é também uma importante ferramenta de aprendizagem e aprimoramento do sistema de colaboração entre as ouvidorias”, explicou Figueiredo.

O coordenador-geral de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde, Sérgio Akutagawa, ressaltou que a parceria entre instituições como a Fiocruz, a Ouvidoria-Geral do SUS e a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa visa, nesta iniciativa, identificar as oportunidades de melhorias e induzir à atuação qualificada da Ouvidoria Municipal. “Essa experiência vem estimular a Secretaria a validar sua Ouvidoria enquanto um instrumento de atendimento humanizado e subsídio à gestão do SUS.  Espera-se, com isso, que os usuários identifiquem na Ouvidoria um canal mais acessível e capaz de elevar suas vozes ao direito de acesso à saúde, pelo que se alcança o reconhecimento público da Ouvidoria do SUS e sua atuação em João Pessoa”, afirmou.

Programa de Acreditação – O projeto-piloto de acreditação foi iniciado em 2015. Através da disponibilização de cursos e estratégias de trabalho, o projeto auxilia na capacitação das equipes que trabalham nas ouvidorias. O programa é baseado em parâmetros construtivistas, com ênfase na autoavaliação, melhoria contínua da qualidade, credibilidade e a valorização da ação colaborativa.

Ouvidoria Municipal – A ouvidoria é um instrumento da gestão para o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS. Na Ouvidoria é possível fazer denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e elogios.

Canais de atendimento – Os usuários dos serviços da rede municipal podem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde via mensagem de texto online através do número 98845-5002, telefone 160, site da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br) ou pelo e-mail ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos presenciais estão suspensos, em decorrência da pandemia da Covid-19.