Conscientização

No Dia do Uso Racional de Medicamentos, SMS alerta sobre riscos da automedicação

05/05/2021 | 14:15 | 1564

Nesta quarta-feira (05), é celebrado o Dia do Uso Racional de Medicamentos, data instituída desde 1999 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alertar sobre os riscos da automedicação. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aproveita a data para reforçar os perigos e lembrar que sempre que precisar de remédios, a população deve procurar um atendimento médico.

“A automedicação é um sério problema na nossa sociedade, porque gera riscos à saúde do indivíduo, podendo ocasionar um problema maior e mais grave. O ideal é procurar um profissional de saúde habilitado como médico, farmacêutico e seguir as recomendações corretas”, explicou a farmacêutica da Unidade de Saúde da Família (USF) Altiplano I e II, Bruna Priscilla Vasconcelos Dantas.

“Toda medicação precisa de uma orientação médica. Um simples paracetamol se usado em altas doses pode levar a riscos cardiovasculares, renal e falência do fígado (hepatite). Há relatos de que os analgésicos são a maior causa de intoxicações do fígado, justamente por esse uso indiscriminado, por ser um medicamento seguro e por não precisar de receita para ser comprado”, complementou.

De acordo com a profissional, muitas pessoas acabam se automedicando seguindo orientação de familiares e amigos. Ela alertou sobre esse risco, sobretudo neste momento de pandemia da Covid-19, já que a doença é de alto risco e pode levar à morte.

“Muitos estudos vêm comprovando e reforçando que a automedicação nessa pandemia foi prejudicial à saúde e ao tratamento de muitos pacientes. Há relatos de piora e ineficácia de tratamento justamente pelo uso indiscriminado dessas medicações. Um exemplo é o conhecido “kit covid”, que foi utilizado por muitos como medida de prevenção à Covid-19, acarretando danos aos pacientes e causando resistência bacteriana”, concluiu.

Pular para o conteúdo