Folia de Rua

Memórias das prévias carnavalescas embalam coração dos foliões

13/02/2021 | 15:11 | 1632

Sem blocos nas ruas, sem o colorido dos abadás e sem a alegria peculiar do Folia de Rua, o folião poderá ver o evento imortalizado no Centro Cultural Casa da Pólvora, representado por estandartes de blocos que compõem a Associação Folia de Rua, além de outros símbolos que ficam expostos durante todo o mês de fevereiro, mantendo viva a memória do Carnaval pessoense.

“A emoção continua no coração. Pensamos já num projeto para 2022. É um momento difícil, mas é um momento também para repensar e renovar nosso vínculo com a cultura, com as raízes e os valores, mantendo a memória e sempre renovando para que os mais jovens tenham esse olhar diferenciado. A parceria com a Prefeitura de João Pessoa é muito importante para manter viva a memória do nosso Carnaval”, declarou Sérgio Nóbrega, presidente da Associação Folia de Rua e do bloco Tambiá Folia.

Para ele, a exposição Abre Alas Cultural recupera a autoestima dos artistas e expositores, segmentos que elevam a cultura local. “É uma oportunidade de revivermos esse grande momento através da lembrança dos estandartes, artistas plásticos e a história dos homenageados, buscando o legítimo resgate das raízes do Carnaval do Folia de Rua. Só temos que agradecer a construção desse projeto da Prefeitura. E que venham outros para fomentar o Carnaval e o Folia de Rua, ressignificando o nosso Carnaval”, acrescentou.

O bloco Virgens de Tambaú, o mais irreverente das prévias carnavalescas e que também faz parte do Folia de Rua, não ocupou a Via Folia este ano. Mas para o presidente Euclides Menezes, é um momento de muita esperança de poder resgatar toda a alegria das Virgens misturada a uma multidão de foliões em 2022. Agora, para ele, é hora de resgatar as memórias.

“A ideia é fantástica, com a reabertura da Casa da Pólvora, um ponto turístico muito visitado reabrindo com uma exposição de memória do Folia de Rua. É um vazio muito ruim olhar a avenida sem ninguém. Imagino um ano atrás e agora imagino como será em 2022. Vamos fazer a maior Folia de Rua de todos os tempos”, completou.

Abre Alas Cultural

Local: Centro Cultural Casa da Pólvora – Ladeira de São Francisco, 152, Centro Histórico

Horário: das 9h às 18h, diariamente.

*Todas as exposições seguem procedimentos de controle de distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara.