Respeito e cidadania

Prefeitura de João Pessoa destaca serviços oferecidos à população LGBTQIAP+

28/06/2022 | 14:00 | 1015

Discutir os princípios da dignidade da pessoa humana, cidadania, igualdade, valorização e respeito à diversidade, universalidade das políticas públicas e justiça social. É com esse objetivo que foi criada a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, atualmente ligada à Secretaria de Gestão Governamental (Seggov). Nesta terça-feira (28), Dia do Orgulho LGBTQIAP+, a Prefeitura de João Pessoa destaca os serviços oferecidos a esse público.

O principal objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária. “A data é de extrema importância para a população LGBTQIAP+, pois ela é alusiva à Revolta de Stonewall, que aconteceu no fim dos anos 60, nos quais grupos LGBTs lutaram contra a polícia de Nova Iorque. É um marco na luta pela liberdade, igualdade e respeito”, destacou Geraldo Filho, coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa.

Dentre os serviços oferecidos à comunidade, estão o de psicologia clínica, assessoria jurídica, orientação e encaminhamento para os serviços de assistência social da Prefeitura. Além disso, através de uma parceria com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), a Coordenadoria está oferecendo os serviços de odontologia clínica e de exame citopatológico para homens trans e mulheres lésbicas.

Já por meio de parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM), estão sendo oferecidos serviços de assistência médica, como ginecologia, psiquiatria e endocrinologia. Além de toda essa assistência na área de saúde, a Coordenadoria ainda tem parceria com o Sine-JP para encaminhamento ao mercado de trabalho e cursos de capacitação.

Serviço – A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa está localizada no Parque Solon de Lucena, nº 216, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os telefones de contato são: 3222-8853, 3218-9246 ou 98730-6036 (WhatsApp).