Centro Histórico

Hotel Globo e Praça Anthenor Navarro terão paisagismo revitalizado

24/02/2021 | 14:00 | 1273

O paisagismo do Hotel Globo e da Praça Anthenor Navarro, no Centro Histórico de João Pessoa, será revitalizado dentro de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Capital. O projeto, elaborado pela Sedurb, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (24) na sede da Fundação.

A ação faz parte de um conjunto de ações que o prefeito vai promover em toda a região do Centro Histórico. “Estamos começando pela ocupação de alguns dos nossos equipamentos de cultura, a exemplo do Hotel Globo, Casa da Pólvora, Casarão 34, Pavilhão do Chá, e vamos também trabalhar numa perspectiva de melhoramento das condições urbanas, com a pintura dos casarios, a restauração e recuperação dos jardins. É por isso que esse trabalho da Sedurb, começando pelo paisagismo, se torna fundamental”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Semana passada, uma equipe da Sedurb visitou a área do Centro Histórico, a convite de Marcus Alves, e ficou com a responsabilidade de produzir um projeto de intervenção paisagística e apresentar à Funjope. O projeto vai contemplar a Praça Anthenor Navarro e os jardins do Hotel Globo.

“Esse trabalho é uma parceria entre a Funjope e a Sedurb. Entre as atribuições da Sedurb está a recuperação e manutenção dos espaços públicos através de projetos paisagísticos e, nesse aspecto, não é uma implantação, mas sim a recuperação de um projeto que existia desde 2015. Na época, foram feitas intervenções, mas não houve manutenção desses espaços. Em virtude disso, se deteriorou”, explicou o diretor de paisagismo da Sedurb, Jair Soares.

Será feita toda a parte de jardins, gramas, arbustos, plantas ornamentais nos dois equipamentos. Nove palmeiras imperiais passarão a fazer parte da paisagem no entorno da Praça Anthenor Navarro. “Vai ficar um espaço muito agradável, aliando a beleza do verde com a própria arquitetura da região”, ressaltou.

Berço da cidade – Na sequência desse trabalho, a ideia é iniciar um conjunto de ações culturais, diálogo com os micro e pequenos empresários da região, coletivos de cultura, comunidade Porto do Capim. “Vamos trabalhar numa perspectiva de incluir todos em um grande projeto desenvolvido pela prefeitura”, enfatizou Marcus Alves.

“O objetivo é garantir a restauração do ambiente urbano do Centro Histórico e, principalmente, trabalhar de uma maneira que possa levar vida para essa região que é tão importante, não somente pela fundação da cidade, que começa por ali, mas pelo atual estágio que a cidade vive e que tenha um plano a partir da economia criativa para esse território”, acrescentou.