Dia 20

Hospital Santa Isabel promove palestra sobre cuidado paliativo e planeja ações para 2022

12/12/2021 | 14:00 | 1237

‘A importância do cuidado paliativo na gestão hospitalar’ será o tema da palestra que será ministrada, no próximo dia 20, às 9h, no Centro de Estudos do Hospital Municipal Santa Isabel. O evento, que marcar o encerramento das atividades do ano, será ministrado pelo médico Nolan Palma.

Na ocasião, também será apresentado o planejamento das atividades para 2022. Haverá ainda uma roda de conversa com os representantes e preceptores das instituições de ensino superior (IES) sobre o retorno dos estágios, onde serão abordadas as experiências atuais e melhorias para o próximo ano.

“O nosso objetivo é que todas as instituições parceiras estejam presentes. Por isso, convidamos docentes, discentes, coordenadores de estágios, professores e representantes das instituições conveniadas, colaboradores do Hospital Santa Isabel, para participarem da palestra, que além de marcar o encerramento das atividades do ano, será um momento de confraternização e de planejamento para o próximo ano”, disse Karla Fernandes de Albuquerque, coordenadora do Centro de Estudos Afonso Pereira Silva (Ceapes) do HMSI.

As palestras e aulas realizadas no Ceapes objetivam proporcionar, gratuitamente, a atualização científico-acadêmica para a comunidade médica e estudantes, beneficiando também os usuários da rede SUS.

O público-alvo dos encontros são residentes médicos da área cirúrgica das várias escolas de João Pessoa, além do internato médico, que são cirurgiões gerais e coloproctologistas do HMSI, cirurgiões gerais do Hospital Edson Ramalho e dos Hospitais Universitários da UFPB e Famene, e internatos do Unipê e FCM.

O Centro de Estudos está localizado na sede do próprio Hospital Santa Isabel, na Praça Caldas Brandão, em Tambiá.

Palestrante – Nolan Palma é médico intensivista com formação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), paliativista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduando pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB).

Professor Convidado – Ocorreu, no dia 7 de dezembro passado, a aula de encerramento do módulo 2021 do programa Professor Convidado, realizada no Ceapes. Com o tema ‘Vivências e desafios de uma estomaterapeuta’, a professora dra. Iraktania Vitorino Diniz compartilhou sua vivência prática e jornada acadêmica na busca pela expertise na assistência terapêutica aos ostomizados.

“Foi um momento muito especial e a forma perfeita para encerrar a jornada anual desse programa, que beneficia gratuitamente médicos e enfermeiros com aulas presenciais primorosas de atualização científica sobre diversas morbidades”, disse a médica Shirlane Frutuoso Malheiros, que coordena o programa de Residência Médica em Coloproctologia do Hospital Santa Isabel.