Trabalho preventivo
Guarda Civil Metropolitana reativa projeto teatro de fantoches nas escolas municipais
04/05/2022 | 20:00 | 1157
Com o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais, o projeto teatro de fantoche da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa também voltou a fazer parte do cotidiano dos alunos. E esse retorno teve como primeira escola visitada, nesta terça-feira (03), a Lions Tambaú, localizada no bairro dos Bancários.
O objetivo desse trabalho educativo com crianças é transmitir, de forma lúdica, assuntos do cotidiano voltados para a segurança, disciplina e combate a violência. “A nossa equipe do teatro de fantoches é capacitada para esse trabalho nas escolas, que é de extrema importância, pois aproxima a criançada da Guarda. Tem ainda a mensagem educativa, que é passada de forma lúdica em cada apresentação”, disse João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).
A equipe do teatro de fantoches da Guarda foi formada após um curso realizado em parceria com a Guarda Civil de Curitiba. “É muito gratificante voltar com o nosso trabalho nas escolas. A pandemia afastou os alunos das aulas presenciais e, em conseqüência, também das aulas através dos fantoches. Retornar agora e receber a receptividade e o carinho dos alunos e professores faz valer a pena o nosso empenho”, afirmou Izabel Jordão, servidora do núcleo de fantoches.
Tema – ‘As aventuras de Juninho na Bica’ foi o tema abordado nesse retorno do projeto. A apresentação ensinou como as crianças podem respeitar os animais selvagens em seu habitat natural e como não poluir o meio ambiente.
“Extremamente importante esta apresentação do teatro de fantoches da Guarda, pois os nossos alunos aprenderam como devem se comportar nos parques e com os animais. Essa interação é um suporte a mais para os professores em sala de aula. A forma lúdica com que as informações foram trazidas prendeu a atenção dos nossos estudantes”, ressaltou Maria da Luz, diretora da Lions Tambaú.
O trabalho da equipe de fantoches continuará acontecendo conforme solicitação e programação das escolas do município.
-
Texto: Thaís Alencar
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Roberto Mendes -
Secretarias
guardamunicipal -
Tags
aulas presenciais escolas forma lúdica projeto retorno semusb Teatro de fantoches trabalho preventivo