8 de março

Guarda Civil Metropolitana realiza evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

08/03/2023 | 20:30 | 943

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) promove, durante o mês de março, eventos com serviços para as suas servidoras. Nesta quarta-feira (8), um café da manhã especial, com apresentações culturais, foi oferecido na Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

A corporação tem como sub-comandante uma mulher, Surama Oliveira, que aproveitou o evento comemorativo para falar sobre o amor empenhado na profissão, ressaltando também das lutas. “Sabemos das batalhas que a gente enfrenta. Estar nessa profissão, sabemos que é mais desafiadora, porque estamos num setor masculinizado. Mas esse dia hoje é só um simbolismo, porque eu acredito que todos os dias são nossos. Feliz Dia da Mulher”.

O secretário de Segurança Urbana, João Almeida, ressaltou que apesar de 1/5 do efetivo ser de mulheres, são elas que fazem a diferença na Guarda Civil Metropolitana. “Nas capacitações, inclusive de armamento e tiro, são das mulheres as melhores notas. Na nossa tecnologia, parte de TI, são as mulheres que fazem a toda diferença. Curso de direção defensiva e abordagem, é da mulher o melhor desempenho. Por esses e todos os outros motivos desejamos um feliz dia a todas as mulheres, em especial as nossas servidoras”, frisou.

O comandante da Guarda, Vitor Almeida, também estava presente no evento e destacou a evolução da mulher no âmbito profissional.

A presidente do Sindicato das Guardas Municipais do Estado da Paraíba, Iris Cavalcante, reiterou as mais diversas situações que excluem as mulheres, citando uma experiência pessoal quando se candidatou ao cargo. “Sugeriram que fosse um homem forte para poder estar à frente do sindicato. Contudo, apareceu uma mulher de 1,60m e assumiu a gestão”, afirmou.

A poeta e cordelista Claudete Gomes foi uma das convidadas que participou do evento e ressaltou a importância da presença dos homens, para que todos estejam unidos dentro de um reconhecimento mais do que merecido às mulheres. “A mulher quer sim ser amada, mas tem que ser respeitada. Eu posso sim, ser motorista, estudante, cientista, guarda. Eu posso ser o que eu quiser, sem deixar de ser mulher. Nenhuma mulher merece ter seu direito negado”, declamou.

O guarda Paulo Leôncio aproveitou para citar um poema autoral às mulheres, enfatizou a luta diária delas, que acordam cedo para trabalhar dentro de casa antes mesmo de seguir para o trabalho fora. 

No dia 17 deste mês, será realizado outro momento comemorativo, com um café da manhã especial e a oferta de serviços de saúde bucal e beleza.

Pular para o conteúdo