Proteção aos fiéis

Guarda Civil Metropolitana compõe esquema de segurança montado para Romaria da Penha

24/11/2023 | 08:00 | 456

A maior manifestação de fé em João Pessoa acontece neste fim de semana, onde a Capital paraibana reúne milhares de fiéis na tradicional Romaria de Nossa Senhora da Penha. E a Guarda Civil Metropolitana se prepara para colocar em prática o esquema de segurança que será realizado em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), Departamento de Estrada de Rodagem (DER), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).  

“A Romaria de Nossa Senhora da Penha é sem dúvidas o evento religioso mais importante de nosso Estado. Por isso, o empenho de toda a nossa tropa, juntamente com as demais forças de segurança, para que o romeiro se sinta seguro durante todo o trajeto de 14 km”, disse João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa.  

A Romaria conta com 14 km de trajeto, saindo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro das Trincheiras, até o Santuário na Penha, onde ocorrerá o encerramento após a missa campal.  

O evento deve contar com mais de 1500 agentes de segurança, que estarão estrategicamente distribuídos ao longo do percurso. O planejamento da segurança conta com policiamento a pé, viaturas de duas e quatro rodas, plataformas de observação policial, policiamento montado, entre outros, serão utilizados drones, vans com câmeras de longo alcance e as câmeras corporais.  

“Faremos o nosso trabalho humanizado já tão bem conhecido por nossa população, garantindo a segurança de todos, como também prestando socorro a quem precisar, orientando os romeiros e atuando no trânsito junto aos agentes da Semob e do Detran”, explicou Vitor Freire, comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

Pular para o conteúdo