Pintura artística

Gestantes do Instituto Cândida Vargas participam de ação especial da campanha Agosto Dourado

03/08/2021 | 20:00 | 1528

A arte se misturando com a esperança da vida. Em uma atividade especial, às gestantes do Instituto Cândida Vargas (ICV) participaram, na tarde desta terça-feira (3), de uma ação envolvendo a pintura artística, onde tiveram as barrigas pintadas em homenagem aos filhos que vão nascer. A programação faz parte da campanha ‘Agosto Dourado’ e visa incentivar o aleitamento materno, tão importante para a saúde do bebê e o fortalecimento de vínculo entre mãe e filho. As atividades seguem nesta quarta-feira (4), com rodas de conversas e oficinas.

Jacilene Cândido, que está com 37 semanas de gestação, ficou encantada com a pintura realizada em sua barriga e contou que essas atividades ajudam na descontração. “Isso é muito importante, pois a gente fica aqui com saudade da família. Com essa pintura, que inclusive achei maravilhosa, a gente sorrir e passar o tempo mais rápido, além de tirar fotos e guardar de lembrança. Tenho certeza de que as outras mães também amaram”, disse.

A pintura artística com pacientes gestantes internadas na unidade de cuidados especiais do ICV tem o objetivo de aumentar a autoestima das gestantes, minimizando os aspectos psicológicos da internação hospitalar. “É muito gratificante poder fazer essas pinturas para essas futuras mães, que são gestantes de alto risco, oferecendo esse momento de descontração para elas, incentivando cada vez mais o aleitamento materno”, disse a coordenadora do Banco de Leite Municipal, Malu Tavares Fonseca.

Ainda nesta segunda-feira (3), aconteceu um curso de atualização em manejo clínico da lactação, no Centro de Estudos do ICV, e uma visita as Policlínicas Municipais.

Programação – As atividades da campanha continuam nesta quarta-feira (4). A partir das 8h acontece uma oficina de controle de qualidade e segurança nutricional. Já às 10h será realizada uma roda de conversa com as mães da Casa Mãe Bebê – cujos bebês estão internados em UTI do ICV, sobre a importância da manutenção das ordenhas rotineiramente.

Acontece, ainda nesta quarta, às 15h, outra roda de conversa com as mães internas do ICV para estimular a manutenção da produção de leite e oferta do leite para os bebês.

O objetivo da Semana do Aleitamento Materno é promover ações educativas para os colaboradores do ICV, além das pacientes e familiares. Os eventos diários aconteceram de 1° ao dia 7 de agosto. Contudo, ao longo do mês serão realizadas atividades seguindo a temática do aleitamento.

Diferente dos demais tipos de leites que são comercializados, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e doenças. É através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas. É um alimento crucial, pelo menos nos primeiros meses de vida, reduzindo o índice de mortalidade infantil.

Doação – O Banco de Leite Zilda Arns realiza suas atividades de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para doar, a mãe deve estar saudável, sem nenhum processo gripal, doença infectocontagiosa, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópico.

A mulher que amamenta e tem leite excedente deve ligar no 3214-1390 ou enviar mensagem para o WhatsApp 9 8795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento. Logo após, será feita uma análise do cadastro para saber se ela está apta a ser doadora. A central vai agendar um dia para a Rota Domiciliar ir até a casa da mãe e deixar o kit de coleta de leite materno.

Para coletar o leite é preciso lavar as mãos com água e sabão, usar touca e máscara e utilizar um frasco esterilizado. Após a coleta, a doadora vai agendar o dia para a central pegar esse leite.