Diálogo
Funjope pretende estimular atividades dos pontos de cultura em João Pessoa
09/07/2021 | 20:00 | 1154
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) se prepara para fortalecer as políticas de valorização dos pontos de cultura da cidade e, para reforçar o reconhecimento à importância dessas atividades, está realizando visitas aos pontos de cultura que administra. Nesta sexta-feira (9), foi a vez da Associação Comunitária Agrícola de Mussumagro (Acam).
“Estamos reforçando e valorizando os pontos de cultura. Já fizemos um levantamento das experiências bem sucedidas em vários desses espaços e visitamos hoje a Acam. Aqui, eles desenvolvem cursos para a juventude na área de informática, cultura e música. Tem um espaço para ser desenvolvido como horta comunitária, cursos de beleza e maquiagem. É mantida ainda a rádio comunitária”, elencou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.
Ele afirmou que essas são experiências que a associação conseguiu desenvolver a partir do estímulo da Funjope e do governo federal para os pontos de cultura. “E nós queremos exatamente isso, começar a gerar uma política de valorização dos pontos de cultura por conta da localização. Muitos estão instalados em bairros populares, que precisam de uma atuação mais intensa do governo municipal, e isso é parte do trabalho que estamos fazendo aqui”, acrescentou.
O presidente da Acam, Vitor Rodrigues, disse que além das atividades desenvolvidas hoje, como rádio comunitária, cursos de informática, capoeira, jiu jitsu e caratê, a associação deve inaugurar, em 2022, uma biblioteca comunitária. Para ele, a visita foi muito positiva e mostra o interesse da gestão em apoiar o segmento. “É a primeira vez que recebemos a visita da Funjope. Vemos que é um tratamento diferente e que vai contribuir para trazer de volta o nosso protagonismo. Estamos muito gratos e a perspectiva é avançar, trazendo de volta a cultura para o bairro”, disse.
Em fevereiro, a Divisão de Casas de Cultura e a Divisão de Convênio realizaram um levantamento com os representantes desses espaços, conhecendo seus trabalhos, verificando suas necessidades, se inteirando sobre as dificuldades que enfrentam e ouvindo sugestões para melhorias.
Entre os pontos de cultura localizados em João Pessoa estão o Instituto de Desenvolvimento Social & Cultural Omidewá, no Valentina; Casa de Cultura Ilê Asé Osoguiá (IAO), no Planalto Boa Esperança; Escola Viva Olho do Tempo, em Gramame; Instituto dos Cegos da Paraíba, no bairro dos Estados; Associação Cultural Balaio Nordeste, no Varadouro; Associação Recreativa Cultural e Artística (Arca), na Ilha do Bispo, entre outras.