Somos Capazes

Tardezinha Inclusiva realiza Halloween das Crianças neste domingo

18/10/2024 | 19:00 | 55

A Tardezinha Inclusiva do mês de outubro, que acontece neste domingo (20), apresenta o tema ‘Halloween das Crianças’ em alusão ao Dia das Bruxas. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz, o evento tem início a partir das 14h, no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, ressalta que a Fundação se dedica, ao longo dos últimos três anos, a fazer uma política de cultura que possa abraçar e acolher a maior representatividade e diversidade das culturas de João Pessoa, olhando também com carinho a questão da inclusão social pela arte. Ele destaca que o projeto Somos Capazes – Tardezinha Inclusiva – é uma experiência bem sucedida de inclusão de crianças e pessoas autistas por meio da arte e da cultura.

“Nós fazemos isso há bastante tempo com um trabalho integrado em conjunto com as famílias, com as mães e os pais, e que está dando bons resultados. As crianças se envolvem no projeto, participam de forma efetiva e mostram suas potencialidades criativas. Isso é fundamental porque essa criança cresce e vai ganhando condições para uma maior interação social e dá respostas para as exigências que a sociedade vai impondo para ela no dia a dia”, acrescenta o diretor.

Hosana Carneiro, presidente da APA, explica que no mês de outubro acontece mais um encontro temático, desta vez com o Halloween das Crianças, aproveitando para comemorar o dia 12 de outubro. “Essa é mais uma oportunidade de construirmos memórias afetivas de nossos autistas e de suas famílias, sempre pensada com muito cuidado para que consigamos atingir nosso público com igualdade, para que eles se sintam acolhidos, abraçados e que, como sempre, se divirtam e aproveitem as oficinas”, observa.

Nik Fernandes, uma das organizadoras do evento, lembra que nesta edição de Halloween, a magia e a alegria estarão presentes em cada detalhe. “Com fantasias, brincadeiras temáticas e muitas surpresas. O evento promete ser inesquecível para celebrar o Dia das Crianças com muita diversão e inclusão”, afirma.

Ela ressalta que a Tardezinha Inclusiva não é apenas um momento de lazer, mas um verdadeiro espaço de terapia cultural. “Trata-se de um evento criado para proporcionar uma vivência única, onde crianças com deficiência — especialmente crianças autistas e suas famílias — podem participar ativamente, ocupar o palco, mostrar seus talentos e interagir de forma livre e segura. Na Tardezinha todos têm vez e voz, sentindo-se protagonistas do próprio momento”, acrescenta.

Programação – A abertura do evento será com o cantor Lucas, que é um jovem autista. Em seguida sobe ao palco a cantora Ana Beatriz, que também é autista e promete encantar a todos com sua voz. Logo após, o cantor mirim Luiz Felipe mostra sua performance musical.

O destaque da tarde será a Passarela do Bem, um desfile de moda inclusiva com crianças atípicas e não atípicas que vão representar a diversidade com muito estilo. Durante o desfile, serão distribuídas 350 bolsinhas de guloseimas para a garotada, celebrando a inclusão e a alegria do Dia das Crianças.

Em seguida, entra em cena a cantora Nik Fernandes e o DJ Johnny, apresentando a Turma Tá Blz, que contará com a presença de personagens como Bob Esponja, Patrick, o Incrível Hulk e a mascote Nay. O evento terá uma playlist animada, com uma pegada de Halloween para que toda a família possa dançar, brincar e se divertir. Os palhaços Baba Baby e Kika vão animar a criançada.

O encerramento será feito pelo cantor Nilson Muniz, com um show preparado especialmente para que as mães possam sair do chão e celebrar com muita animação.

A Tardezinha Inclusiva contará com a Feirinha Inclusiva, atendimento de barbeiro, Clínica de Estética Estella Fernandes, oficinas de massinhas, pintura facial, pintura artística, serviços de barbeiro, dentista, adoção de pets e oficina de slime, sem contar com o Festival do Cabelo Maluco.

Pular para o conteúdo