No Hotel Globo
‘Sol Maior’ desta sexta-feira traz ritmos nordestinos ao som do piano, violino e sanfona
31/03/2022 | 19:30 | 1010
A edição desta sexta-feira (1º) do projeto ‘Sol Maior’, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), vai levar ao Hotel Globo uma mistura inusitada com acordes de violino, piano e sanfona. A violinista Ana Laura Nascimento e o pianista e sanfoneiro Jean Fidelis vão tocar música brasileira, com destaque para os ritmos nordestinos. A apresentação começa às 16h.
“Estamos observando que a experiência no Hotel Globo está bastante consolidada do ponto de vista da música, literatura e artes plásticas. Estamos estimulando esse projeto e temos que fortalecer nosso centro cultural, que tem uma grande importância turística, mas também para o nosso morador”, ressaltou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
A violinista Ana Laura explicou que será um repertório eclético, com foco em músicas brasileiras e, principalmente, regionais. Os ritmos passeiam entre o forró, xote, baião, samba e bossa nova. “Será uma formação diferente do que se é acostumado a ouvir nesses estilos musicais, já que é um violino e um piano, e muita gente não está acostumada a ver e ouvir um violino tocando esses ritmos”, observou.
Segundo a instrumentista, o repertório selecionado vai brincando com sentimentos, a dança e mexendo também com a memória afetiva de muitos, trazendo canções populares brasileiras. “Será uma apresentação muito bonita e bem pensada para agradar aos ouvidos de todos enquanto contemplam a maravilha que é o pôr do sol no nosso Centro Histórico”, acrescentou.
O pianista Jean Fidelis disse que está muito feliz e que sente um prazer imenso em participar do projeto ‘Sol Maior’. “É um projeto belíssimo, grandioso, uma iniciativa sem igual, com música de qualidade. É um momento bastante inspirador, num lugar muito bonito que é o Hotel Globo”, elogiou.
Sobre o repertório, ele resumiu que será essencialmente brasileiro com foco no Nordeste. A dupla vai tocar Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Zé Ramalho e Alceu Valença. Saindo um pouco do Nordeste, entram o samba, chorinho e algumas canções do compositor Tom Jobim.
“Será um repertório bem diversificado e, de forma inusitada, unindo os timbres do violino, do piano e também da sanfona, porque, além de pianista, sou sanfoneiro. Vamos proporcionar ao público essa mistura de sons”, completou Fidelis.
O encerramento do ‘Sol Maior’ será ao som da canção ‘O Trenzinho do Caipira’, de Heitor Villa-Lobos, que já se tornou a marca do projeto.
-
Texto: Lucilene Meireles
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria -
Secretarias
funjope -
Tags
Ana Laura Centro Histórico funjope hotel globo Jean Fidelis Sol Maior