Espetáculos gratuitos

Programação de teatro do Festival Cidades Criativas tem início no dia 16 na Casa da Pólvora

12/03/2022 | 20:00 | 1197

Tem início na próxima semana a programação do ‘Festival de Verão Cidades Criativas’, iniciativa realizada pela Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). As apresentações gratuitas ocorrem de 15 e 19 de março.

Em relação ao teatro, a programação tem início na quarta-feira (16), com duas apresentações na Casa da Pólvora, a partir das 16h. Terá a performance ‘Corpo Navegação’, da artista Dendê Ma’at, que aborda a temática racial e o genocídio de pessoas pretas e povos indígenas. No mesmo local, o Coletivo Tanz vai trazer o espetáculo ‘Zona Autônoma Temporária’, que usa a semântica do espaço e do contexto local sobre os resquícios e fundamentos da memória, interagindo a obra com o espaço e o público.

Todos os equipamentos administrados pela Funjope estarão, simultaneamente, ocupados com atividades culturais a cada dia do Festival. Casa da Pólvora, Hotel Globo e Pavilhão do Chá serão palco para os espetáculos. “Esta é uma oportunidade ímpar de valorizar o artista local e mostrar qualitativamente uma visão artística para os convidados de fora que vão prestigiar o evento”, pontuou o chefe da Divisão de Teatro da Funjope, Márcio Bacellar.

Demais dias – A programação da quinta-feira (17) será no Hotel Globo, a partir das 16h30. A Cia Bagaço Produções Artísticas apresenta o espetáculo ‘Meu Eu’. O ator imerge nas histórias contadas por sua avó Danda, numa volta ao passado em busca de respostas para o presente. Ele traz consigo memórias afetivas do tempo da juventude, que marcaram sua trajetória vida, com ensinamentos que atravessam gerações.

Na sexta (18), o Teatro Ariano Suassuna do Colégio Marista Pio X será cenário para o espetáculo ‘De João para João’, que conta a história do assassinato do ex-governador João Pessoa, morto pelo jornalista João Dantas, em 1930. A apresentação começa às 19h30.

No sábado (19), último dia de evento, tem apresentação teatral no Pavilhão do Chá, a partir das 9h30. A Arretado Produções apresenta o espetáculo ‘Onde o Sol Nasce Primeiro’, dentro da programação do projeto Rota das Letras, uma ação consolidada da Funjope que promove o incentivo à literatura.

A peça é baseada no texto do cordel de Fuba, que perpassa toda a história de João Pessoa, como os nomes que a cidade já teve e as questões arquitetônicas envolvendo os nomes turísticos e a arte da Capital.

Pular para o conteúdo