Desfile em São Paulo

Presidentes de escolas de samba de João Pessoa elogiam intercâmbio com Dragões da Real

16/02/2023 | 12:00 | 1273

Faltam apenas três dias para o tão esperado desfile da escola de samba Dragões da Real, de São Paulo, que vai apresentar o samba-enredo ‘Voar, Voar, Voar’, numa belíssima homenagem a João Pessoa. A escola está nos ajustes finais para entrar no sambódromo, na madrugada do próximo domingo (19).  Mas até chegar a esta etapa, muita coisa aconteceu, entre elas a visita dos carnavalescos de João Pessoa aos de São Paulo, promovida pela Prefeitura da Capital, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com troca de experiências e muito aprendizado.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, avalia que essa experiência com a Dragões da Real pode ser um marco no Carnaval de João Pessoa, sobretudo no Carnaval Tradição, porque estão sendo construídas parcerias no sentido da troca de experiências, oficinas, troca de materiais, de fantasias e adereços.

Tudo isso, segundo ele, vai deixar muitas marcas para os carnavalescos em João Pessoa. “Evidentemente que tem um ganho adicional a isso tudo que é a divulgação da cidade, suas belezas naturais e suas identidades de cultura. O enredo da Dragões parte de um marco da cidade que é onde o sol nasce primeiro, mas que tematiza uma variedade de culturas locais, as ala ursas, as muriçocas, as escolas de samba, as tribos indígenas e Nossa Senhora das Neves”, enumera.

E emenda: “Existe um conjunto de marcas simbólicas que constroem a nossa identidade e que a Dragões da Real vai tematizar no Carnaval de São Paulo, numa amplitude incalculável de valor que é uma transmissão de 50 minutos pela Rede Globo de Televisão e mais todos os canais mundiais. Vamos ter um alcance internacional nunca visto pela cidade. Nesse momento que a cidade vive, isso é extremamente importante para nossa cultura e para as nossas artes”, acrescenta Marcus Alves.

Carnavalescos – O presidente da escola de samba Unidos do Roger, Paulo César dos Santos, é só elogios à iniciativa. “Para nós, que fazemos a escola de samba e fomos a esse intercâmbio, foi de grande aprendizado. Participamos de diversas palestras que nos deram um pouco mais de entendimento e orientação sobre o que vamos trabalhar no Carnaval Tradição de João Pessoa”, observou.

Ele afirmou que as palestras foram de extrema importância e ressaltou que, embora o Carnaval de João Pessoa não tenha a mesma proporção e estrutura, o encontro em São Paulo ofereceu uma luz para que, mais adiante, os carnavalescos da cidade possam trabalhar e aprimorar, nos próximos carnavais, o que já vem sendo feito com projetos e ações.

“Aprendi muito sobre organização e tudo que foi passado foi de grande aprendizado para mim e para todos que foram. Assim, vamos poder, mesmo sem uma estrutura grandiosa, nos organizar para fazer um trabalho melhor. A Prefeitura de João Pessoa foi fundamental para nossa participação nesse encontro”, agradeceu.

“Para nós, da escola de samba Pavão de Ouro foi uma experiência muito boa ter ido conhecer o barracão, a cidade do samba. Saímos de lá bastante satisfeitos. Nós aprendemos muito com Jorge Freitas, com o presidente Renato Remondini Rodrigues (Tomate), fomos para oficinas de fantasias e tiramos nossas dúvidas. Foi glorioso, gratificante”, resumiu Allan Amâncio da Silva, presidente da escola de samba Pavão de Ouro.

Homenagem – Com o samba-enredo ‘Voar, Voar, Voar’, a escola de samba Dragões da Real homenageia João Pessoa mostrando um pouco da história da Capital paraibana, suas tradições, festas, belezas naturais, entre outros atrativos.

Para a passarela do samba, a Dragões leva o enredo com o tema ‘Paraíso Paraibano – João Pessoa, a Porta do Sol das Américas’, que ficou sob a responsabilidade do carnavalesco Jorge Freitas. A letra já é cantada de cor por quem ama o Carnaval.

Desfile – A Dragões da Real busca um título inédito no Carnaval de São Paulo, tendo ficado duas vezes na segunda colocação. De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), serão dois dias de desfile para o Grupo Especial, 17 e 18 de fevereiro, sexta e sábado, e a Dragões da Real será a última a se apresentar na segunda noite de desfile.

As escolas do Grupo de Acesso II desfilaram no sábado (11) e tem desfile agendado para o Grupo de Acesso I no domingo (19).

Pular para o conteúdo