Fundo Municipal de Cultura

Funjope divulga resultado preliminar da análise documental do edital João Balula

21/08/2024 | 19:00 | 69

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) publicou, nesta quarta-feira (21), o resultado preliminar da análise documental do Edital Prêmio João Balula, do Fundo Municipal de Cultura (FMC), que pode ser acessado no link. Ao todo, foram habilitados 113 projetos. Este edital tem um valor total de R$200 mil.

“Esse Prêmio João Balula acolhe, sobretudo, projetos da comunidade de artistas pretas e pretos. Com esse prêmio, estamos fazendo reparações históricas”, ressalta o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele lembra que a Funjope tem essa linha de investimento há alguns anos. “Da mesma forma, no cotidiano das atividades da Fundação, nós sempre incluímos os artistas negros, seja em suas datas específicas como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé”, pontua.

Edital – O edital João Balula homenageia esse ativista pelos direitos civis da população negra e pela cultura afro-brasileira em João Pessoa e na Paraíba. A iniciativa visa premiar iniciativas artísticas e culturais não iniciadas, em andamento ou realizadas de artistas, artesãos e trabalhadores da cultura autodeclarados negros.

Também busca premiar grupos, coletivos e/ou comunidades tradicionais de matriz africanas e de terreiros geridos por pessoas negras com ou sem constituição jurídica, sem fins lucrativos, com natureza ou finalidade cultural, em prol da diversidade artístico-cultural no município de João Pessoa.

Pular para o conteúdo