Centro Histórico

Funjope conclui intervenção artística na Galeria Augusto dos Anjos

02/05/2022 | 20:00 | 996

A Galeria Augusto dos Anjos, no Centro de João Pessoa, ganhou um novo aspecto com a intervenção artística planejada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e executada por um grupo de dez artistas grafiteiros da cidade. A ação é uma homenagem ao poeta e escritor Augusto dos Anjos e inclui trabalhos com cores, formas e poesias.

Essa ação faz parte de um projeto da Prefeitura de João Pessoa de garantir vida e uma estética nova para o Centro Histórico. O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, lembrou das intervenções que já foram feitas na região do Hotel Globo, no Beco da Malagrida e em outros ambientes da cidade.

Agora, a Funjope escolheu trabalhar com a Galeria Augusto dos Anjos, porque ali existe um comércio e uma vida cultural muito ativa. Ele disse que a ideia é mostrar para João Pessoa, a Paraíba e os turistas que a Galeria não é só um ponto de passagem. “É um lugar de produção e de atividades culturais relevantes, de maneira que as pessoas sintam vontade de passar lá para fazer uma foto, para lembrar da poesia de Augusto dos Anjos que, seguramente, é um dos maiores poetas da literatura brasileira”, afirmou.

Grafiteiros – No último sábado (29), a pintura foi finalizada por Waleska Cabral, que assina Saia; Phil Meneses; Rayssa Silva, que assina Maga; Isadora Félix, que assina Pink; e Kalyne Lima, que assina Klima e está à frente desse trabalho.

Ela afirmou que a arte urbana é uma expressão artística muito potente, de origem periférica e que tem sido marginalizada desde sua origem. Em contraponto, se coloca como um instrumento pedagógico e de comunicação, que promove pontes importantes entre as favelas e o asfalto, entre as galerias e a rua.

Conforme Klima, quando essa expressão é fomentada através de políticas públicas culturais, a cidade, os artistas e a população só ganham. “Pra mim, estar à frente da realização desse projeto e ainda atuar como uma das artistas é um privilégio. Espero ver João Pessoa ainda mais colorida e, sempre que eu puder, estarei disponível para colaborar com esse avanço”, afirmou.

A atividade na Galeria Augusto dos Anjos havia sido iniciada duas semanas antes com outros grafiteiros: Jailson, o Múmia; Fany Miranda; Cybele Dantas, mais conhecida como Cyber; Felipe, que assina Joint; e Amanda Dias, que assina Zona.

Pular para o conteúdo