Convite
Funjope apresenta experiência da Tardezinha Inclusiva na Frente Parlamentar do Autismo, em Brasília
13/02/2025 | 21:00 | 261
O projeto Somos Capazes – Tardezinha Inclusiva, criado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), pode embasar a criação de uma agenda voltada para crianças autistas. Nesta quinta-feira (13), o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, a convite da Frente Parlamentar do Autismo, apresentou, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, a experiência da iniciativa realizada na Capital paraibana há três anos.
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Funjope_Tardezinha_Brasilia.jpg?resize=1024%2C807&ssl=1)
“Foi com imenso prazer que eu estive aqui na Frente Parlamentar de Direitos da Pessoa com Autismo, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, para apresentar a nossa experiência de inclusão social pela arte e pela cultura que estamos desenvolvendo em João Pessoa há três anos. Aqui pudemos constatar que a matriz de uma política de inclusão desenvolvida pelo prefeito Cícero Lucena está se tornando uma referência nacional”, comemorou Marcus Alves.
E acrescentou: “Pela decisão política do prefeito Cícero Lucena, a Capital está caminhando para se tornar uma cidade verdadeiramente inclusiva. O debate aqui na Câmara se torna importante para nós porque mostra que João Pessoa está se tornando uma referência na política de proteção a pessoas autistas”, acrescentou.
O advogado e presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Edilson Barbosa, também ressaltou a importância desse debate. “Estivemos na Frente Parlamentar do Autismo da Câmara Legislativa do Distrito Federal representando o Moab. A participação do Marcus Alves foi importante para falar das políticas públicas implementadas em João Pessoa, na Paraíba. Os presentes ficaram impressionados com o projeto da Tardezinha Inclusiva, da Corrida do Autismo e do atendimento nas escolas”, declarou.
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Funjope_Tardezinha_Brasilia-01.jpg?resize=1024%2C733&ssl=1)
Comitê Gestor 2025 – A apresentação aconteceu durante a primeira reunião técnica do Comitê Gestor 2025, que teve o objetivo de consolidar e construir, conjuntamente, uma agenda de trabalho para ser desenvolvida ao longo do ano. Entre os temas discutidos, o 1º Congresso Internacional de Mães Atípicas, o 2º Seminário Deixa eu Cuidar de Você e a 1ª Jornada de Imersão de Famílias Atípicas (aprendizado, conexão e experiências). Também estiveram na discussão os temas sobre a realização do Eixão das Famílias Atípicas do Distrito Federal, realização de encontros de mães atípicas nos parques do DF, caminhadas ou exposições e o projeto Autistas do Gamão.
-
Texto: Lucilene Meireles
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Divulgação -
Secretarias
funjope -
Tags
apresentação brasília Câmara Legislativa do Distrito Federal Comitê Gestor 2025 convite funjope Marcus Alves Moab Movimento Orgulho Autista Brasil projeto Somos Capazes Tardezinha Inclusiva