Audiovisual

Filme do cineasta Bertrand Lira, premiado no FestincineJP, entra em cartaz no Cine Banguê

03/05/2023 | 12:30 | 700

O filme paraibano ‘O seu amor de volta (mesmo que ele não queira)’, do cineasta Bertrand Lira, entra em cartaz nesta quarta-feira (3), às 18h30, no Cine Banguê do Espaço Cultural. O longa-metragem, que recebeu o prêmio do júri popular na 1ª Mostra Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP), em agosto do ano passado, foi realizado a partir do edital Prêmio Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual 2014/2015, numa parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e o Governo Federal/Agência Nacional de Cinema e Secretaria do Audiovisual.

Para o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, essa estreia é muito importante porque mostra o valor da produção audiovisual local. Ele ressalta que essas produções têm ganhado espaço dentro de uma política de valorização do cinema criada pela Prefeitura.

“Criamos a João Pessoa FilmComission, estamos em processo de criação da Agência de Audiovisual de Cinema, construímos parcerias desde 2021 com o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Cataguases, em Minas Gerais, Ventana Sur. Temos caminhado no sentido de abrir portas para o cinema local e, evidentemente, que no nível da formação, distribuição e da produção que vamos trabalhar”, comentou.

O cineasta Bertrand Lira disse que isso é muito bom. “É a conclusão de todo o trabalho ver o filme na tela para o público avaliar. Assim, vemos que esse trabalho valeu à pena. O tempo de preparação é longo e colocar na telona é o mais difícil. Vai ser muito bom chegar à sala de cinema e assistir junto com as pessoas”, declarou.

Ele está batalhando, inclusive, para levar a produção para outros cinemas, a exemplo de Maceió e Rio de Janeiro, e em salas de fundações e instituições nas quais fica mais tempo em cartaz. O filme também foi exibido em Manaus, numa associação de cultura.

O longa entrou nos streamings NET Claro, Vivo play e Oi play e desde março está na grade linear do Canal Brasil. Foi premiado como Melhor Documentário no 6º Festival Cinematográfico de Mérida, no México em 2020, e Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo) e Prêmio Especial do júri de Interpretação (Williams Muniz) no 26º Festival de Cinema de Vitória (ES), em 2019. O seu amor de volta (mesmo que ele não queira) também participou de diversos festivais nacionais

O filme – O documentário trata do amor, suas desventuras e seus percalços tortuosos da busca pela realização amorosa que servem de fio condutor dos relatos que organizam a narrativa. Para abordar esse universo, cartomantes e videntes são convocadas para usar os seus dons metafísicos a favor dos personagens.

Cartas, búzios, banhos de ervas e oferendas são as armas mágicas recomendadas na jornada dessas personagens reais: um maquiador e professor de artes; uma travesti, professora de português; e duas atrizes, que vivem e trabalham na Capital da Paraíba. Seus relatos são entrecortados por consultas a cartomantes e pais de Santo, que vão prever o futuro deles e aconselhá-los no que diz respeito às suas vidas afetivas.

Pular para o conteúdo