Intercâmbio de culturas

Festival de Verão Cidades Criativas promove palestra sobre experiências gastronômicas mineiras

18/03/2022 | 19:00 | 685

O Festival de Verão Cidades Criativas, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, encerrou as atividades gastronômicas na manhã desta sexta-feira (18). Para fechar a programação, o evento trouxe a palestra ‘Territórios Criativos da Gastronomia – A promoção da identidade e valores da cultura alimentar de uma região’, com foco em experiências vivenciadas em Belo Horizonte, capital mineira.

A gerente de Estudos e Pesquisa da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Maria Thereza Saez Magalhães, foi uma das convidadas para discutir o tema. Ela apresentou os resultados do projeto Territórios e Redes Criativas – Etapa Lagoinha, que tem como propósito valorizar a cultura material e imaterial de cada território mapeado em Belo Horizonte.

O objetivo é estimular arranjos produtivos locais dos diversos segmentos da economia criativa, além de potencializar os empreendedores e ampliar sua visibilidade, gerando novas oportunidades de emprego e renda. Na região da Lagoinha, o segmento escolhido como mais representativo da economia criativa foi a gastronomia, devido ao processo histórico de constituição e ocupação da região. “As partilhas com todas essas cidades reunidas aqui no Festival são incríveis, pois fazemos uma troca de boas experiências, deixando um pouco do nosso e levando um pouco de todas”, falou.

Blog – O jornalista mineiro Daniel Carlos, mais conhecido como Nenel, também participou da palestra. Em 2009, ele criou o blog Baixa Gastronomia para escrever sobre comidas “altamente saborosas, bem servidas e com custo-benefício vantajoso”, típicas dos botecos belo-horizontinos. Segundo ele, é um prazer estar na capital paraibana participando do Festival, trocando ideias em uma terra com gastronomia tão rica, assim como a capital mineira – que desde 2019, integra a Rede de Cidades Criativas da Unesco, no segmento da gastronomia.

“Acredito que esse intercâmbio de informação que acontece no Festival pode gerar novos projetos tanto para gente, que veio aqui para aprender também, quanto para João Pessoa. É uma troca, de fato”, disse. Nenel não escondeu a ansiedade para conhecer mais sobre a gastronomia pessoense. “Quero comer tripa frita, picado e muito cuscuz”, frisou.

Unesco – Das quatro cidades que figuram na rede da Unesco no segmento gastronômico, três tiveram representantes participando do Festival: Paraty, Florianópolis e Belo Horizonte. Para Marianne Góes, diretora de Economia Criativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) de João Pessoa, o evento foi um verdadeiro sucesso.

“Na programação gastronômica, contamos com aulas-shows e palestras. Cada convidado compartilhou muito conhecimento, como receitas, projetos, história e cultura. Tivemos na plateia um público bastante interessado, inclusive estudantes de Gastronomia e Nutrição. Foi muito produtivo para todos”, destacou.

Festival – Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Sedest e da Fundação Cultural (Funjope), o Festival de Verão se estende até este sábado (19), oferecendo uma vasta grade de atividades que envolvem dança, música, teatro, culturas populares, oficinas, seminários, intervenção urbana, gastronomia e artesanato.