Condecoração

Diretor executivo da Funjope recebe Medalha Augusto dos Anjos pelos serviços prestados à arte e à cultura

28/08/2024 | 18:00 | 23

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, será homenageado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O gestor vai receber a Medalha Augusto dos Anjos pelos relevantes serviços prestados ao Estado na área artístico-cultural. A comenda, proposta pelo deputado estadual Eduardo Carneiro, será entregue em sessão solene no dia 5 de setembro, às 10h, na ALPB.

“Receber uma homenagem como essa me deixa cheio de alegria, mas também dá um sentido do aumento da responsabilidade que eu tenho no trato com a política pública da cidade”, afirma Marcus Alves.

Ele acrescenta que essa homenagem é um reconhecimento da dedicação e do trabalho que tem sido feito à frente da Funjope. “Evidente que não é um trabalho isolado. Tem uma equipe muito boa, muito forte, organizada, que me ajuda a planejar e a desenvolver essa política. Eu agradeço muito a todos, principalmente a Deus por poder estar participando desse momento que a cidade de João Pessoa vive. E eu recebo essa homenagem com alegria, mas sabendo da realidade que eu tenho pela frente”, acrescenta.

Em sua justificativa, o parlamentar Eduardo Carneiro destaca os motivos que o levaram a propor a homenagem, destacando a contribuição de Marcus Alves, que também é sociólogo, jornalista e escritor, à arte e à cultura da Paraíba. “Por todas as iniciativas em prol da cultura, o diretor executivo da Funjope é merecedor da condecoração”, ressalta Eduardo Carneiro. 

Perfil – Marcus Alves é doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), onde, no início dos anos 1990, defendeu dissertação de mestrado na Faculdade de Comunicação sobre a produção musical das bandas Legião Urbana, Titãs e Paralamas do Sucesso. Esse trabalho – apenas um dos vários de sua carreira – está na publicação ‘Cultura rock e arte de massa’ (Ed. Diadorim, 1995) e mostra que a força do pop/rock está associada aos ‘poderes’ da indústria cultural, mas também à arte de massa, categoria de arte que une crítica social e divertimento.

No campo da política, Marcus Alves foi diretor de comunicação do Ministério da Integração Nacional (MI) e assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste (SCO), do MI. Nos últimos anos, tem atuado como gestor público. Foi secretário de Comunicação nos municípios de Conde e João Pessoa.

Na cultura, realizou curadorias de artes plásticas, literatura e música como as dos artistas Josenildo Suassuna, Rose Catão, Flaw Mendes, Wilson Figueiredo, Juliana Alves, Sayonara Brasil e Vanessa Cardoso. Fez ainda a curadoria da exposição coletiva de artistas plásticos durante o I Festival Internacional de Música de Câmara (PPGM/UFPB), e também, na área de literatura, do II Festival Internacional de Música de Câmara (PPGM/UFPB).

Pular para o conteúdo