Convidada

Companhia de Dança de João Pessoa vai abrir Festival Internacional Cumplicidades, em Recife

25/09/2024 | 18:00 | 47

A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa vai abrir, nesta sexta-feira (27), o Festival Internacional Cena Cumplicidades, em Recife (PE), promovido pela Associação Cultural de Artistas Integrados. Esta é a segunda vez que o grupo de bailarinos e bailarinas da Capital paraibana é convidado para participar do evento, que segue até 5 de outubro e realiza, este ano, sua 17ª edição com uma imersão na dança contemporânea.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, observa que a Companhia Municipal de Dança orgulha muito a todos que fazem a Funjope, desde os primeiros momentos quando foi criada, em 2021. Ele lembra que foi selecionado um conjunto de bailarinos e bailarinas extremamente comprometidos, criativos e responsáveis pela prática da dança.

“Hoje, a Companhia muito nos orgulha porque todas as vezes que vai participar de um festival fora da Paraíba, sempre coloca João Pessoa num lugar muito importante, de destaque, especial. Isso mostra a força e a capacidade criativa da dança da cidade de João Pessoa. Parabenizo a todos os bailarinos e bailarinas, à equipe de professores que nos ajudam a manter essa Companhia de uma forma tão forte e tão fundamental para a política municipal de dança”, acrescenta.

A bailarina Stella Paula Carvalho, que coordena a Companhia, também comemora esse momento. “Esta é mais uma grande oportunidade para a Companhia Municipal mostrar seu trabalho em terras pernambucanas. Uma grande alegria estar em um festival tão grande e consolidado. Será, para nós, um bom intercâmbio, tendo em vista que iremos dividir à noite com o balé do Teatro Colón, da Argentina”, comemora.

Ela explica que o grupo vai apresentar alguns trabalhos clássicos, entre eles o solo com Gabriel Morais, vencedor do Festival de Dança de Joinville como melhor bailarino. Também vai acontecer um duo coreografado pela residente Evana Arruda e outro pelo premiado coreógrafo Lucas Mendes, que também assina o novo trabalho de jazz ‘Como Nossos Pais’.

Companhia – Fundada em outubro de 2021, a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa surgiu como uma realização muito aguardada pela classe artística da cidade. Apesar de sua recente criação, rapidamente conquistou destaque em diversos locais, sendo reconhecida por seu vasto repertório e aclamada pelos prêmios conquistados.

Sob a direção da professora e coreógrafa Stella Paula Carvalho, tem se destacado em importantes festivais de dança pelo Brasil, incluindo o Festival de Inverno de Campina Grande e o Festival de Dança de Joinville.

Em João Pessoa, a Companhia é presença constante em eventos do calendário anual, como a encenação da Paixão de Cristo durante a Semana Santa. Além disso, participou de shows com renomados artistas, como Alcione e Daniel Boaventura, demonstrando sua versatilidade e talento em diferentes palcos e contextos.

A Companhia conta com as coreógrafas residentes Evana Arruda e Denilce Regina, e os ensaiadores Luzemberg Santana, Maxwell Araújo e Tathiana Rangel. Os bailarinos são: Aline Ferreira, Ana Maria Barroso, Débora Duany, Eduardo Lima, Gabriel Morais, Jack Keysy, Joalison Cândido, Lyedson Fidelis, Maria Luiza Pires, Maxwell Araújo, Rhuan Ramires e Tâmara Marinara.

Pular para o conteúdo