Cia de Dança de João Pessoa realiza oficina com premiado bailarino Lucas Mendes

12/05/2022 | 20:00 | 1160

A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa recebeu uma visita ilustre, nesta quinta-feira (12), do premiado bailarino Lucas Mendes, diretor do Estúdio Movimento em Foco, de São Paulo. Ele está de passagem pela Paraíba, a convite da Secretaria de Cultura de Cabedelo, onde ministra oficinas, e fez questão de conhecer a Cia Municipal de Dança da Capital e montar um trabalho.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, lembrou que a Cia de Dança foi criada ano passado e está dando bons resultados, ressaltando que é sempre importante ter uma leitura e uma colaboração de pessoas de fora. “Isso dá legitimidade, autoridade e capacita nossos bailarinos para novos projetos. Fico muito contente e agradeço à Secretaria de Cultura de Cabedelo pela possibilidade de trabalharmos juntos e ao bailarino Lucas Mendes”, acrescentou.

Lucas Mendes realizou uma aula com os bailarinos de João Pessoa nesta quarta-feira (11) e está montando um trabalho para eles se apresentarem durante evento de conexão entre São Paulo e Cabedelo, no Teatro Santa Catarina, na próxima quarta-feira (18).

“Descobri que a Companhia de Dança de João Pessoa tem bailarinos incríveis, pessoas que foram do Bolshoi. Combinei com a Stella (Carvalho) e amei o trabalho”, declarou. O bailarino avaliou bem a equipe da Cia de Dança de João Pessoa. “Eu acho que eles são de muita potência”, resumiu.

O bailarino disse que poderá voltar a João Pessoa trazendo um trabalho diferenciado para a cidade. “Acho que temos que compartilhar o máximo de conhecimento com o máximo de pessoas, porque a dança precisa evoluir junto. Não devemos guardar os conhecimentos. Todo mundo precisa se ajudar”.

Stella Paula Carvalho, diretora da Cia de Dança de João Pessoa, disse que  Lucas Mendes está realizando um workshop com os bailarinos locais e que está feliz com essa troca de experiências. “Foi um grande presente que recebemos dele e da Secretaria de Cultura de Cabedelo, que nos cedeu o bailarino para essa oficina. Ele disse que a Cia é lindíssima e que estamos de parabéns por ter um grupo com essa qualidade”, comemorou. Para ela, está sendo um grande aprendizado.

Sobre o bailarino – Lucas Mendes iniciou os estudos aos 13 anos de idade, trabalhando as técnicas do ballet, jazz e contemporâneo. Estudou nos Estados Unidos, se aperfeiçoando em ballet, jazz e dança moderna.

Recentemente, ganhou os prêmios de melhor coreógrafo no Passo de Arte 2019, primeiro lugar no Festival de Dança de Joinville 2021, primeiro lugar no Danzamerica (Argentina), projetos aprovados na Lei Aldir Blanc, e convidado pela CBG (Sergipe) para trabalhar a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica na parte técnica e artística. Lucas Mendes também foi convidado para o Jazz Dancing Day e ministrará aula no Festival de Dança de Joinville, este ano.