Humanização

Funjope leva música a pontos de vacinação dos trabalhadores da educação

19/05/2021 | 19:00 | 997

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) levou, mais uma vez, um grupo de músicos aos seis locais de vacinação disponibilizados nesta quarta-feira (19) pela Prefeitura de João Pessoa. Os trabalhadores da educação foram recebidos ao som de diversos ritmos e instrumentos, e puderam conferir um rico repertório enquanto aguardavam na fila para serem imunizados contra a Covid-19.

“Nós temos avaliado essa experiência com um músico em cada ponto de vacinação como muito positiva. Vemos a alegria das pessoas quando elas estão se vacinando e tem música. Enquanto esperam, elas se distraem. Muitas cantam, outras dançam na sua individualidade. A música e a arte, de uma maneira geral, distensionam nesse momento de vacinação”, declarou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.

Para ele, é preciso compreender que as pessoas vêm de um ano de pandemia, com muita ansiedade, expectativa e angústia. “Algumas dessas pessoas já perderam amigos e familiares. Então, esse momento da música durante a vacinação dá um tom de humanização, afetividade, acolhida para as pessoas. Isso é muito importante”, acrescentou.

A professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Valdith Lopes Gerônimo, de 53 anos, não escondeu a felicidade ao tomar a primeira dose do imunizante no Colégio Motiva Ambiental, no bairro de Tambaú. A profissional também ficou encantada com a trilha sonora do cantor Daniel Gouveia. “Está tudo maravilhoso. Vacina e forró pé de serra formam uma combinação perfeita. Gostei muito da surpresa”, avaliou.

Os postos foram instalados no Mangabeira Shopping, onde se apresentou a violinista Ana Laura Lima; no Santuário Mãe Rainha, com a presença animada de Mô Lima; na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde se apresentou Osmídio Neto, com voz e acordeon; no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), na voz e violão de Alberto Tavares; no Colégio HBE, com Marcos Melodia na voz e violão, e no Colégio Motiva Ambiental, com o acordeon de Daniel Gouveia.