Audiovisual

Funjope divulga resultado final do edital WR_Lab e três mulheres são selecionadas

11/08/2021 | 17:00 | 699

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou, nesta quarta-feira (11), o resultado final da 2ª Edição do Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais (W.R_Lab). Propostas de três mulheres, entre elas uma mulher trans, foram as contempladas. O resultado pode ser conferido no Portal da Transparência, no link.

O resultado, de acordo com o diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves, mostra, de maneira muito forte, como a gestão municipal vai trabalhar a partir da ideia de uma diversidade cultural das linguagens artísticas. “Essa ideia envolve também a inclusão social que passa por uma ressignificação, por um novo posicionamento das minorias e dos artistas de periferia, dos que não eram tradicionalmente considerados no quadro e no sistema da Funjope”.

Ele afirmou que está feliz com a conclusão do edital. “Esse resultado indica que estamos no caminho certo de fazer a inclusão social por meio da arte e valorizar a diversidade artística e do nosso povo”, acrescentou.

As três selecionadas foramJéssica Kelly Rodrigues de Andrade Silva, com o projeto ‘Imprescritível’; Danny Barbosa (Daniel Alex Barbosa), com o projeto ‘Dois’; e Ellen Kelly de Albuquerque Camacho, com o projeto ‘O Movimento’.

Danny Barbosa afirmou que o resultado foi uma surpresa, destacando o fato de ser uma mulher transgênero na cidade, saindo do universo dos curtas-metragens e partindo para um laboratório onde vai desenvolver um longa-metragem. “Vai ser o primeiro longa na Paraíba elaborado por uma mulher trans. Eu considero isso muito importante. Isso, para mim, traz a sensação de que estou mesmo entre os melhores da cidade em relação a trabalhos que serão brevemente produzidos. Me considero no Olimpo, uma façanha ter me destacado nesse sentido”, comemorou.

Para Danny, o mercado precisa ser mais bem preenchido por paraibanos. “E essa ação da Funjope permite desenvolver roteiros que o mercado pode abarcar. Quando pensamos em mercado, imaginamos publicidade, sucesso e audiência, e levar isso com a cara de João Pessoa é importante para mostrar que podemos ser um polo cinematográfico e nos tornarmos uma referência”, disse.

O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto, afirmou que, com esse resultado, a Prefeitura de João Pessoa consegue atender uma diversidade de proponentes. Ele frisou que as três selecionadas são mulheres. Entre elas, existem duas negras, Danny Barbosa e Ellen Camacho.

“Fico muito contente porque conseguimos conquistar essa diversidade, por ter mulheres à frente e por podermos dar continuidade a esse projeto. Desenvolver um roteiro de longa-metragem não é fácil. Então, a Funjope e a Divisão de Audiovisual cumprem o dever de dar esse suporte para o audiovisual independente de João Pessoa”, observou.

Edital – O edital WR_Lab estimula a formação e capacitação dos produtores e diretores de cinema. Os três projetos audiovisuais serão desenvolvidos em um período de sete meses. Um integrante de cada trabalho receberá R$ 1.000 como ajuda de custo mensal. A seleção incluiu a escrita de roteiros cinematográficos e seus respectivos projetos de comercialização.

Parcerias – A Funjope mantém o diálogo em torno de vários segmentos e, em relação ao audiovisual, firmou várias parcerias desde o início do ano para ajudar na formação e capacitação, entre elas, com o Polo Audiovisual da Zona da Mata, em Cataguases/MG, e com a Associação Cinema do Brasil.