Atualizando a equipe

Fonoaudiólogos do Instituto Cândida Vargas recebem capacitação do teste da orelhinha nesta sexta-feira

29/07/2021 | 19:00 | 1278

O Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, promoverá, nesta sexta-feira (30), às 8h, uma capacitação com os profissionais de fonoaudiologia da unidade com o tema ‘A Triagem Auditiva Neonatal’. O objetivo do curso é atualizar toda a equipe para prestar um serviço de maior qualidade no teste da orelhinha. A formação será ministrada pelo fonoaudiólogo Felipe Abrantes.  

Segundo a coordenadora do setor de fonoaudiologia do ICV, Catharina Modesto, o teste já é realizado no Instituto e o curso vem para atualizar os profissionais. “Fizemos, recentemente, a atualização do teste da linguinha, que já foi implantado na maternidade, e estamos agora fazendo a atualização do teste da orelhinha, que é a triagem auditiva neonatal”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, esse teste tem o intuito de verificar a questão auditiva que possa dificultar o desenvolvimento da criança, como uma privação de linguagem, um desenvolvimento cognitivo social, uma redução nas dificuldades de aprendizagem, por exemplo.

O Instituto Cândida Vargas já realiza esse teste da orelhinha diariamente. “Já existe um profissional que faz. Então, a gente está apenas aumentando a quantidade de profissionais para realizar esse teste nos recém-nascidos”, comentou.

Triagem auditiva- É uma estratégia que deve ser realizada em todos os recém-nascidos para a identificação de alguma deficiência auditiva. A triagem é um direito da criança, garantido pela Lei Federal nº 12.303/2010.

É recomendado que o exame seja realizado na maternidade, antes da alta hospitalar. O teste da orelhinha é rápido, indolor e não tem contraindicação. 

Pular para o conteúdo