Memória do Carnaval

Exposições marcam os festejos sem aglomeração e valorizam manifestações culturais

13/02/2021 | 18:30 | 1413

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está realizando uma série de exposições, em vários pontos do Centro Histórico da cidade, promovendo, de uma forma diferente e inovadora, o Carnaval da Capital. Na tarde deste sábado (13), o vice-prefeito Leo Bezerra visitou as exposições no Centro Cultural Casa da Pólvora e destacou a importância de ocupar os espaços que estavam abandonados.

“Os equipamentos culturais do Centro Histórico estavam fechados. As exposições são uma nova forma de marcarmos o nosso Carnaval, respeitando todos os protocolos de segurança e evitando aglomerações. Estamos reafirmando o nosso compromisso de cuidar da cidade, com opções para que as pessoas possam vivenciar o Carnaval, se adaptando às exigências do período e já planejando o Carnaval de 2022”, afirmou o vice-prefeito.

Mesmo com o cancelamento dos desfiles, em respeito aos decretos que proíbem aglomerações devido à pandemia da Covid-19, os grupos que compõem o Carnaval de João Pessoa estão representados no conjunto de exposições. No Centro Cultural Casa da Pólvora está montada a exposição ‘Abre Alas Cultural’, que tem a curadoria de Ana Maia. São estandartes de blocos do Folia de Rua, camisetas e outros adereços que compõem a identidade cultural do Carnaval da Capital.

O diretor da Funjope, Marcus Alves, ressaltou que as exposições nos equipamentos do Centro Histórico são um resgate do Carnaval de João Pessoa, no coração da cidade antiga. “Num momento em que o Carnaval é cancelado, fizemos as exposições com artefatos das ala ursas, dos blocos do Folia de Rua, das escolas de samba e tribos indígenas do Carnaval Tradição, dinamizando e marcando a memória do nosso Carnaval”, afirmou.

Exposição Abre Alas Cultural

Local: Centro Cultural Casa da Pólvora – Ladeira de São Francisco, 152, Centro Histórico

Horário: das 9h às 18h, diariamente.

*Todas as exposições seguem procedimentos de controle de distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara.