Educação ambiental

Emlur participa de ações do Dia Mundial da Limpeza neste sábado

16/09/2022 | 08:00 | 683

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) participa, neste sábado (17), das ações alusivas ao Dia Mundial da Limpeza, a partir das 8h, na calçadinha da Praia do Cabo Branco, no final da Avenida Beira Rio. O evento é um movimento social, realizado em 191 países. Mais de 60 servidores da Autarquia vão participar da iniciativa, entre agentes de limpeza, educadores ambientais e agentes de fiscalização. Ainda haverá uma apresentação do grupo musical da Emlur, Baticumlata.

Além da limpeza, a Emlur vai promover uma ação educativa com os comerciantes dos bares, restaurantes e quiosques da orla de Cabo Branco sobre o correto descarte de resíduos sólidos, os quais devem ser devidamente acondicionados e colocados nos coletores dispostos ao longo da orla. A Emlur também vai disponibilizar o maquinário que faz a limpeza da faixa de areia.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, convida toda a população a fazer parte desta iniciativa. “O envolvimento das pessoas é fundamental para o êxito das ações de limpeza e preservação do meio ambiente. A limpeza de nossas praias e da cidade de João Pessoa é feita nos 365 dias do ano, mas nesta data chamamos a atenção da população para o engajamento neste propósito”.

A participação da Prefeitura de João Pessoa, no evento, ocorre por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Emlur, e conta com o apoio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Educação e Cultura (Sedec).

Serviço diário – Todos os dias, os agentes de limpeza da Emlur fazem a catação da faixa de areia, varrição da calçadinha e ciclofaixa e coleta dos resíduos sólidos. Ainda são utilizadas duas varredeiras para fazer a limpeza da ciclofaixa e duas saneadoras na faixa de areia.