Trabalho preventivo
Defesa Civil realiza visita técnica nos bairros do Castelo Branco e Bessa
23/03/2022 | 16:00 | 606
Uma equipe da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) esteve, nesta quarta-feira (23), no Castelo Branco, vistoriando a área da barreira às margens da BR-230, e no bairro do Bessa, onde foi feita uma visita a um prédio em construção, que estaria oferecendo risco à população, devido à queda de material.
No Castelo Branco, a equipe composta de técnicos e engenheiros atendeu uma solicitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), que informou sobre o risco de desabamento do muro de uma casa localizada na parte superior da barreira, que fica no quilômetro 20 da rodovia.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, foi constatado o risco iminente de desabamento do muro e o proprietário notificado. “Recebemos essa demanda do Dnit e viemos verificar presencialmente, pois é uma área de alto risco, já monitorada pela Defesa Civil. Foi comprovado o risco real de desabamento e já notificamos o proprietário por meio do atestado de visita para que ele faça a demolição do muro”, contou.
Visita – Já no Bessa, a equipe esteve em um prédio em construção e que, segundo relato de moradores, teria muito material caindo, colocando em risco a integridade física das pessoas e dos imóveis próximos.
“Fizemos uma visita, pois a obra está fechada e não havia responsável para nos receber. Observamos externamente, mas pudemos verificar que há muito material passivo de causar acidentes. Vamos notificar o advogado que se apresentou em nome da construtora para que seja providenciada a retirada desse material para acondicioná-lo em um local seguro”, relatou Kelson Chaves.
Atuação – A Defesa Civil Municipal está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas, e realiza visitas e vistorias periódicas nos locais de risco que monitora, oferecendo os encaminhamentos necessários, que conduzam aos benefícios dos programas sociais do governo.
O órgão funciona 24 horas e em caso de ocorrência, a população deve ligar para os números 0800-285-9020 ou 9 8831-6885.
-
Texto: Juneldo Moraes
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: -
Secretarias
defesacivil -
Tags
barreira Bessa castelo branco defesa civil muro prédio risco