Diversas áreas

Coordenadoria LGBT de João Pessoa oferece atendimento para mulheres trans

21/03/2021 | 10:00 | 2332

As mulheres trans têm espaço nas políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de João Pessoa. No Mês da Mulher, celebrado em março, a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT destaca o atendimento prestado para as mulheres trans da cidade, com serviços de psicologia, assessoria jurídica e ações de inclusão ao mercado de trabalho. Devido à Covid-19, o atendimento acontece por agendamento, pelos telefones 3218-9246 e 3222-8853, das 8h às 14h.

O titular da Coordenadoria LGBT, Geraldo Filho, destacou os novos desafios que visam inserir as mulheres trans nos planos de habitação da cidade. “Essa é uma população de extrema vulnerabilidade, considerada a mais vulnerável em relação às outras dos grupos LGBT. Estamos na luta para inserir a mulher transsexual nos programas sociais, como por exemplo, o programa da Secretaria de Habitação, que é voltado para as mulheres”, disse.

A Coordenadoria continua oferecendo o serviço de assessoria jurídica, que realiza a retificação prenome gênero, que é a alteração do nome e do gênero nos assentos de nascimento e casamento de pessoas transgênero. Além disso, os atendimentos com a equipe de psicologia permanecem mesmo com as restrições de combate ao coronavírus, sendo no formato remoto.

Quem procurou o espaço para buscar uma informação, agora já está no processo para a mudança de nome. É o que aconteceu com Cláudia Bollivar, que é mulher trans. “Eu me sinto muito constrangida e quero muito mudar meu nome para acabar com isso. Às vezes, as pessoas viam o documento e não combinava com o meu visual. Então é muito importante essa coordenadoria, e eu estou sendo muito bem atendida pela equipe”, frisou.

Espaço de apoio – O Centro da Cidadania LGBT está localizado no Parque da Lagoa, nº 196, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. O local oferece como serviços assistência jurídica, psicológica e social, além de práticas integrativas. 

Pular para o conteúdo