Intercâmbio

Prefeitura de João Pessoa troca experiência em boas práticas em gestão pública com município de Pedras de Fogo

02/05/2024 | 19:00 | 176

As ações de boas práticas em gestão pública, desafios e metodologia de trabalho da equipe da Controladoria Geral do Município de João Pessoa (CGM-JP) foi pauta da reunião com representantes da Prefeitura de Pedras de Fogo. O encontro foi nesta quinta-feira (2), onde o controlador geral de João Pessoa recebeu o controlador interno de Pedras de Fogo. Na ocasião, foram disponibilizadas as orientações normativas da CGM-JP.  

O controlador geral do Município, Diego Fabrício, destacou que a Prefeitura de João Pessoa está sempre à disposição para debater boas práticas em gestão pública. “João Pessoa tem se destacado em nível nacional e local em transparência e isso tem atraído muitas prefeituras em querer conhecer nossa metodologia de trabalho. Isso muito nos orgulha e temos o prazer em receber quem queira disseminar boas práticas, aprender com a gente e nos ensinar também para que possamos criar um ambiente muito rígido e que tenhamos respeito aos recursos da sociedade e, assim, até promover um país e Estado melhor fomentando o controle social e a transparência”, destacou.  

Para Diego Fabrício, os gestores estão cada vez mais compreendendo a Controladoria como uma aliada e não um problema. “É preciso derrubar o estigma que controladoria traz problema para a gestão. Nossa função é apontar o risco e a solução. É preciso ter uma relação tranquila e educativa, lógico que nem sempre é possível anuir tudo. É necessário que o chefe do setor executivo confie nas orientações do Controle Interno e essa confiança surge com o diálogo. Na CGM-JP emitimos alertas de risco, realizamos auditoria e emitimos nota técnica”, completou.  

Atos Soares, controlador interno de Pedras de Fogo, ressaltou a importância do encontro. “Temos muito que aprender com a Controladoria de João Pessoa e fortalecer o controle interno em nosso município, tendo em vista que implementamos nossa controladoria em 2021 e ainda temos muito que avançar. Desse encontro, certamente, aplicaremos muitos dos ensinamentos aqui adquiridos”, avaliou.  

Pular para o conteúdo