Oito meses de gestão

Comitê Gestor do João Pessoa Sustentável se reúne para avaliar avanços do Programa

01/09/2021 | 08:30 | 690

Um Programa com capacidade para transformar a Capital por meio de uma série de projetos que passam por três diferentes eixos: habitação, meio ambiente e governança. Esse é o João Pessoa Sustentável, um marco na construção de uma cidade democrática, inteligente e humana, criado com o compromisso de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade, reduzir desigualdades, modernizar o planejamento urbano e fortalecer a administração pública e fiscal por meio de 60 ações que serão executadas até 2024.

O Programa é acompanhado de perto por um Comitê que voltou a se reunir na noite desta terça-feira (31), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), para discutir os avanços nestes oito meses de gestão de Cícero Lucena. Presidido pelo prefeito, o Comitê auxilia órgãos da administração na implementação do Programa que já começou a transformar a Capital.

Entre as ações em andamento, destaque para a elaboração do novo Plano Diretor, já em discussão com a população da cidade, e a transformação do Complexo Beira Rio com qualificação urbana e moradia digna para os que vivem em área de risco. Os estudos estão em andamento com equipes sociais e infraestrutura fazendo o mapeamento socioambiental nas oito comunidades.

Além dessas ações, a Prefeitura já implantou o programa Papel Zero e o sistema BIM, o mais moderno do mundo na construção de projetos de construção civil e arquitetura. Também está renovando todo o parque tecnológico do Município que torna a gestão mais eficiente e econômica por meio de uma integração que ficará completa com o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), já em licitação.

De acordo com Antônio Elizeu, coordenador-geral da Unidade Executora do Programa (UEP), “o montante de contratações mais que triplicou desde janeiro, atingindo, em agosto, o valor de US$ 15,6 milhões”. Antônio Elizeu lembrou ainda “que o desembolso e o pagamento de fornecedores, praticamente dobrou nesses oito meses”. É a gestão fazendo mais e melhor com o objetivo de garantir também economia para os cofres públicos.

O Comitê Gestor – Integram o Comitê, além do prefeito Cícero Lucena, o vice-presidente e vice-prefeito da Capital, Leo Bezerra, os secretários de Gestão Governamental, Administração, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Finanças, Habitação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Planejamento, Receita, Segurança Urbana e Cidadania. Também compõem o Comitê Gestor a Procuradoria Geral do Município, a Controladoria Geral, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Emlur, Samu e Semob. As demais pastas participam das discussões para execução de planos de manejo que garantam crescimento e desenvolvimento, com redução das desigualdades e promoção de qualidade de vida da população, sobretudo a mais carente.

O ProgramaO João Pessoa Sustentável é uma parceira da Prefeitura de João Pessoa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que garantiu 100 milhões de dólares para a execução dos projetos que vão beneficiar toda a cidade. A Prefeitura entra com igual valor em projetos de contrapartida, a exemplo dos habitacionais Vista Verde, Vista Alegre, Saturnino de Brito e São José. A ideia é preparar a Capital para os próximos 30 anos.