Inverno na Capital

Chuvas dão trégua, mas Defesa Civil continua em alerta para qualquer emergência

13/08/2021 | 15:30 | 590

Depois de quatro dias de chuvas constantes em João Pessoa, finalmente o sol apareceu no final da manhã desta sexta-feira (13). Oficialmente, o inverno segue até o próximo dia 22 de setembro e, apesar da trégua da chuva, a Defesa Civil da Capital continua em alerta e realizando seu trabalho preventivo.

“As chuvas não trouxeram transtornos sérios para a população – sem registros de grandes alagamentos – porque foram pausadas e com baixa intensidade, mas a sua constância nos renovou a preocupação com relação as barreiras e encostas, o que mereceu uma atenção maior por parte de nossa equipe técnica”, afirma o coronel Kelson Chaves, titular da Defesa Civil.

Até o presente momento, foram registradas precipitações na ordem de 129,8mm, durante todo o mês de agosto, em nossa Capital, representando 82,9% da média histórica que é de 156,4mm. Essa média é calculada com os dados obtidos pelas sete Plataformas de Coleta de Dados (PCD’s), instaladas em bairros de João Pessoa. Destas, a do bairro de Tambauzinho contabilizou 171,4mm, nas últimas 96 horas, acima 9,07% da média histórica do mês.

“Mesmo com toda essa chuva, não registramos nenhuma ocorrência de natureza grave e quaisquer notícias sobre maiores dificuldades, especialmente das comunidades ribeirinhas, prova de que a prevenção é o melhor caminho. Prevalecerá o sentimento de cuidar da cidade, capitaneado pelo prefeito Cícero Lucena”, frisou o gestor.

Caso seja necessário, a população pode manter contato pelos 0800-285-9020 ou 9 8831-6885.

Abaixo, os números acumulados nas últimas 96 horas, por ordem de intensidade:

Tambauzinho: 171,4

Altiplano: 170,6

Manaíra: 134

Centro: 119,2

Cuiá: 109,6

Grotão: 108,2

Cristo: 96

Fonte: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)