Serviços de cidadania

Caravana do Cuidar realiza 3,7 mil atendimentos durante semana de aniversário de João Pessoa

06/08/2021 | 16:09 | 923

O Alto do Mateus recebeu, nesta sexta-feira (6), a última edição da programação especial da Caravana do Cuidar alusiva ao aniversário de 436 anos de João Pessoa. O projeto itinerante, promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC), ofereceu uma vasta roda de serviços em estrutura montada na Praça das Mangueiras. Desde segunda-feira (2), a ação aconteceu em uma localidade diferente a cada dia, resultando em um total de 3.703 atendimentos, sendo 646 realizados nesta sexta.

O prefeito Cícero Lucena esteve no Alto do Mateus, ressaltou que o bairro precisa de um olhar atento do poder público e que a Caravana do Cuidar possibilita isso. “Este projeto traz cuidado, carinho, aproxima as pessoas da gestão e permite que possamos atuar melhorando sua qualidade de vida”, afirmou.

O vice-prefeito Leo Bezerra também esteve presente ao evento. “A Prefeitura, através desse projeto da Caravana, traduz esse sentimento que é de todos nós, liderados pelo prefeito Cícero Lucena, que é cuidar para que as pessoas se sintam acolhidas e tenham qualidade de vida”, destacou.

Os moradores abraçaram a ideia e não perderam tempo. Dona Bernadete Nascimento, que reside no bairro há 35 anos, tomou conhecimento da realização da Caravana através das amigas. “Moro pertinho da praça. Vim para resolver pendências no meu cadastro no CadÚnico, que ficou desatualizado agora na pandemia. E fui atendida rapidinho”, contou.

Saúde – Outras trinta pessoas se dirigiram à Praça das Mangueiras especificamente em busca de atendimento odontológico. Uma delas foi Érica Escárllete. “Extraí um dente sábado passado e precisava remover um ponto. Quando soube que tinha dentista aqui, vim atrás do atendimento. E atendeu todas as minhas expectativas essa caravana”, disse.

Já o operador de betoneira, José Maria, procurou o posto de saúde para obter uma receita médica. Lá, soube que estavam aplicando vacinas de rotina na Caravana. “Corri para a praça em busca da imunização contra gripe. Quando cheguei, acabei tomando também outras duas: hepatite B e tríplice viral. Foi uma surpresa muito boa”, falou.

Balanço – Ao todo, a passagem do projeto pelo Alto do Mateus resultou em 102 atualizações de dados no Bolsa Família; 20 novos cadastros no CadÚnico; 17 inscrições no Acessuas Trabalho; nove encaminhamentos para adesão ao programa Criança Feliz; 55 testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST); 79 aferições de pressão arterial; 71 testes de Covid-19 e outros 80 testes de glicemia; aplicação de 100 doses de vacinas – sendo 60 da gripe e 40 de rotina; cinco orientações nutricionais; 41 atendimentos de auriculoterapia; 25 inscrições no Sine-JP; e 12 atendimentos no Procon-JP.

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, a programação da Caravana do Cuidar, alusiva ao aniversário da cidade, foi um grande sucesso. “Com o Alto do Mateus, encerramos uma semana bastante intensa, promovendo a ação ao longo de cinco dias. Ficamos muito felizes com os resultados obtidos. O projeto aproximou ainda mais a população dos nossos serviços e, principalmente, possibilitou que atendêssemos a milhares de demandas com comodidade e celeridade”, destacou.

Parcerias – Para a realização da Caravana do Cuidar, a SEDHUC conta com o apoio dasSecretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); Participação Popular (SEPP); Saúde (SMS); Procon-JP e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).