Semana da doação

Capacitação da equipe do Instituto Cândida Vargas trará avanços no atendimento do Banco de Leite

19/05/2021 | 17:00 | 1072

Os profissionais de saúde do Instituto Cândida Vargas (ICV) estão passando, esta semana, por uma capacitação que irá resultar no avanço do atendimento prestado as pacientes. Dentro da programação da Semana Municipal de Doação de Leite Humano, diversas palestras e aulas virtuais estão acontecendo no formato virtual. Nesta quinta-feira (20), o tema da palestra que será ministrada é a atualização dos processos no controle de qualidade para distribuição do leite humano. As inscrições ainda podem ser feitas pelo link.

Para Tatiana Aires, fonoaudióloga do ICV, essa capacitação está sendo extremamente proveitosa não só para os profissionais da maternidade, mas também para as pacientes. “A atualização reflete totalmente na assistência. Uma melhor assistência para essas mães e, consequentemente, na alta mais rápida desses bebês, do retorno para casa mais rápido. Então, influencia diretamente nesse processo de alta”, disse.

Ainda segundo a profissional, a aula que envolve sua área, de fonoaudiologia, trouxe conhecimentos novos que já serão aplicados. “Conhecimento muito importante para quem trabalha com amamentação, como nós da fonoaudiologia que trabalhamos com bebês que não conseguem mamar logo que nascem. Então, pra gente é fundamental, para dar apoio a essas mães e incentivar esse aleitamento, pois sabemos da importância do leite humano para os bebês, principalmente os prematuros”, destacou.

A Semana de Doação também tem abordado questões relacionadas à  pandemia do coronavírus e oferecido direcionamentos e instruções aos profissionais. “Na verdade, esse período de pandemia tem sido um desafio para todos e não diferente pra nós enquanto rede de banco de leite. Enquanto Hospital Amigo da Criança, nós tivemos queda nas nossas doações. Então, estar podendo receber atualização, levar uma informação melhor para as pessoas e se sentir mais capacitado para que possamos até estar na busca ativa por essas doações, faz diferença sim na nossa assistência”, ressaltou a enfermeira do Banco de Leite, Estelita Aniele Gomes.

Além dessas palestras e aulas, o Cândida Vargas tem incentivado a doação de leite humano, visando aumentar o estoque atual, que vem sofrendo com a queda das doações.

A programação ainda irá realizar um encontro com gerentes da Atenção Básica e diretores dos Distritos Sanitários para fortalecer a campanha de doação. Este ano, a iniciativa traz o tema ‘Doação de Leite Humano: A pandemia trouxe mudanças e sua doação traz esperança’

Programação completa:

Quinta (20)

15h30 – Atualização dos processos no controle de qualidade para distribuição do LH (Aula 02).

(Público: profissionais BLH) – Plataforma: ICV Conectado;

Sexta (21)

10h – Encontro com gerente da atenção básica do município e diretores dos distritos sanitários para fortalecer a campanha de doação.

(Público: diretores dos Distritos Sanitários) – Plataforma: DAS SMS;

Segunda (24)

14h – Amamentação e orientações para alta hospitalar em tempos de pandemia da Covid-19.

(Público: profissionais da saúde) – Plataforma: ICV Conectado.