Em três meses
Atendimento via WhatsApp da Ouvidoria da Saúde apresenta 89% de resolução imediata
13/06/2021 | 08:00 | 2348
O serviço da Ouvidoria da Saúde, via mensagem de texto online pelo aplicativo WhatsApp, já realizou 1.088 atendimentos em três meses de funcionamento. Desse total, 970 demandas foram solucionadas logo após o contato do usuário, ou seja, a ferramenta de comunicação com a população tem apresentado 89% de resolutividade imediata.
De acordo com a ouvidora da Saúde, Alcilene Figueiredo, as demandas mais frequentes estão relacionadas a informações sobre a vacinação contra a Covid-19. “Agora, o cidadão tem um novo canal de comunicação com a Ouvidoria, sendo uma ferramenta fundamental para qualificar ainda mais nosso trabalho. O objetivo é melhorar e facilitar o atendimento para o cidadão, uma vez que este é um aplicativo que foi incorporado, pela praticidade, na rotina das pessoas que possuem um smartphone”, afirmou.
Por meio da Ouvidoria da Saúde, o cidadão pode realizar seu pedido de informações, enviar sugestões, tirar dúvidas, fazer denúncias e reclamações referentes aos serviços oferecidos pela Rede Municipal de Saúde. “O serviço funciona com base na participação direta do usuário que registra a demanda e tem garantido o sigilo de sua identidade. Porém, se o assunto estiver relacionado à demora de consultas, a identificação do usuário é necessária para o andamento do processo”, explica Alcilene Figueiredo.
Canais de atendimento – Os usuários dos serviços da rede municipal podem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde via mensagem de texto online através do número 98845-5002, telefone 160, site da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br) ou pelo e-mail ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos presenciais estão suspensos, em decorrência da pandemia da Covid-19.
Ainda de acordo com Alcilene Figueiredo, os atendimentos seguem o mesmo fluxo, independente do canal de comunicação. “A equipe da Ouvidoria registra a manifestação, categoriza, faz a triagem do assunto e, quando necessário, encaminha para a área específica. Buscamos sempre dar a resposta o mais rápido possível para o usuário”, destacou.
Ouvidorias nos serviços – Para chegar ainda mais perto da população, a Ouvidoria da Saúde possui ouvidorias descentralizadas dentro de alguns serviços para atender, exclusivamente, às demandas dos usuários desses locais. São eles: Hospital Santa Isabel, Hospital do Valentina, Ortotrauma de Mangabeira, Instituto Cândida Vargas, Policlínica do Cristo, Policlínica de Jaguaribe, Vigilância Epidemiológica, Diretoria de Regulação e os cinco Distritos Sanitários.
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Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Thibério Rodrigues -
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