Corrente do bem

Agricultores e comerciantes podem realizar doações ao Banco de Alimentos da Capital

01/04/2021 | 15:45 | 2245

Além da distribuição dos alimentos que são adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Banco de Alimentos da Prefeitura de João Pessoa também é uma ferramenta importante de solidariedade.

O serviço realiza a coleta de doações de alimentos, geralmente o excedente de produção de agricultores, assim como de produtos comercializados na Capital que não possuem valor comercial, mas que ainda são dotados de todo seu potencial nutricional como frutas, verduras, legumes, grãos, cereais, até mesmo materiais de limpeza e higiene. As doações são encaminhadas para famílias em vulnerabilidade social atendidas pelas Cozinhas Comunitárias, assim como às instituições cadastradas junto ao Banco, como entidades filantrópicas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e hospitais.

A coleta é feita sem nenhum custo ao doador, já que o Banco de Alimentos é dotado de toda a estrutura logística de transporte e de pessoal. “Esta é uma forma de aproximar os potenciais doadores e quem precisa da doação. A solidariedade tem sido ferramenta importante nestes tempos difíceis e o Banco de Alimentos é mais um caminho. Queremos estimular os pequenos e grandes comerciantes a também se unirem a nós para que possamos fazer ainda mais por quem precisa”, reforçou Felipe Leitão, secretário de Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo serviço.

Um dos agricultores que doa para o Banco de Alimentos é Cogésio de Jesus. Morador de Alhandra e vindo de uma família de agricultores, ele sempre entendeu a importância do alimento e, principalmente, da caridade. “É muito gratificante poder fazer essas doações. Eu penso que tem tanta gente precisando de comida e se eu tenho como doar o que foi a mais da minha produção e pode ajudar muita gente, não tem porque ficar segurando isso. Assim, a gente pode fazer um mundo melhor. Tem gente que prefere jogar fora, mas aprendi com meu pai, que também era agricultor, que não se pode jogar fora se a gente pode fazer alguém mais feliz”, afirmou.

Para realizar a doação, o interessado precisa apenas entrar em contato com o Banco de Alimentos através do telefone (83) 3214-5496 ou pelo endereço de e-mail bancodealimentos_pmjp@hotmail.com.

Pular para o conteúdo