Mercado profissional
Acessuas Trabalho firma nova parceria para ampliar mapa de oportunidades para adolescentes e jovens
08/07/2021 | 17:30 | 1304
Os adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social cadastrados no Acessuas Trabalho, em João Pessoa, terão mais oportunidades de ingressar no mercado. É que os encaminhamentos para vagas de estágio e aprendiz, que antes eram realizados através do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), agora também acontecerão por meio de parceria com o Instituto para Qualificação e Inserção Profissional (iJOVEM).
Na capital, o programa é executado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e visa orientar e preparar o público da assistência social para o mercado profissional. Porém, no primeiro semestre deste ano, a secretaria decidiu dar um enfoque maior para as seleções de Jovem Aprendiz, devido à baixa dos postos de emprego ocasionada pela pandemia e o aumento significativo de adolescentes e jovens trabalhando de forma ilegal e desprotegida.
Em meio a esse contexto, surgiu a parceria com o iJovem, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. De acordo com a coordenadora do Acessuas Trabalho em João Pessoa, Kaline Guerra, com a chegada da instituição, será possível ampliar o mapa de oportunidades para esse público. “Em vez de encaminhar só para as empresas e entidades conveniadas com o CIEE, agora vamos contar também com a rede do iJOVEM, tanto para estágios como para Jovem Aprendiz. E seguimos abertos para mais parcerias”, destacou.
Encaminhamentos – De janeiro a junho deste ano, 438 adolescentes e jovens se cadastraram no Acessuas Trabalho, dos quais 122 foram encaminhados para seleções e entrevistas. “Temos relatos exitosos de candidatos que conquistaram a tão sonhada vaga. Nosso objetivo é justamente buscar portas abertas, facilitando o acesso desse público ao primeiro emprego e à qualificação profissional”, disse o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha.
Ação itinerante – Nesta sexta-feira (9), o programa estará com uma equipe itinerante no Cras Alto do Mateus (localizado na Rua Luiz Pimentel de França Batista, s/n), das 8h às 12h, fazendo novos cadastros para o Banco de Talentos.
Os interessados precisam ter de 14 a 22 anos e, no ato da inscrição, apresentar cópias dos seguintes documentos: RG; CPF; carteira de trabalho (pode ser a versão digital); declaração escolar atualizada; Cartão NIS (caso possua); cartão do Bolsa Família, folha resumo e/ou comprovante de renda; Cartão SUS; comprovante de residência; e currículo atualizado. Os cadastrados no Acessuas ficam à disposição no Banco como prioridade para a política do Jovem Aprendiz.
-
Texto: Alysson Bernardo
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria -
Secretarias
cidadania-e-direitos-humanos -
Tags
acessuas trabalho Direitos Humanos e Cidadania emprego ijovem jovem aprendiz mercado de trabalho qualificação