Após queda de árvore

Ação integrada conclui serviço de poda, coleta de resíduos e libera trânsito em rua do Miramar

15/05/2021 | 15:00 | 792

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) liberou, na tarde deste sábado (15), o fluxo de pedestres e veículos na Rua Giuseppe Duarte de Queiroz, no bairro de Miramar, onde uma árvore de grande porte acabou tombando e deixando a pista, que possui sentido duplo, interditada. O trecho, na lateral do Supermercado Pão de Açúcar, é considerado de extrema importância para a mobilidade da região, tendo em vista que faz a ligação entre os corredores Epitácio Pessoa e Beira Rio.

A operacionalidade entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), iniciada assim que a ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (14), realizou a poda e coleta dos resíduos tanto da pista quando das calçadas. Agora, apenas o tronco da árvore permanece, sendo do proprietário do terreno a responsabilidade da manutenção ou retirada por completo.

“Desde que a árvore caiu ontem, acionamos as demais secretarias e realizamos os devidos bloqueios, impedido o acesso até mesmo de pedestres, para evitar qualquer risco às pessoas que geralmente se deslocam pela área. Agora, depois desta força tarefa, numa parceria entre a Sedurb e Emlur, o trânsito está seguro novamente para todos”, ressalta George Morais, superintendente do órgão de trânsito.

Jair Soares, diretor de paisagismo da Sedurb, alerta que o incidente poderia ter sido evitado, se os responsáveis pelo terreno estivessem realizando o serviço de poda constantemente. “Por estar em um terreno privado, a responsabilidade da poda é do proprietário. Observamos que a árvore estava sobrecarregada de galhos e, com certeza, não havia passado por serviço de poda recente. Com o solo encharcado devido à chuva, o tombamento acabou ocorrendo”, explicou.

Segundo técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a árvore é de espécie exótica, conhecida como ficus (Figueira-Benjamim), de grande porte e observada em várias regiões da cidade.

“É a árvore mais plantada em João Pessoa. O que observamos neste caso é que ela estava muito pesada pela falta de poda, com copa descaracterizada, galhos desregulares, além de presença de cupim e o solo encharcado por conta da chuva. Certamente, há mais de três anos ela não havia sido podada, contribuindo para o tombamento”, explicou Anderson Fontes, chefe da Divar.

Intervenção na Epitácio – Na Avenida Epitácio Pessoa, a Semob-JP está mantendo cones isolando a calçada e a pista da direita, no sentido de quem sai do Centro com destino às praias.  A medida se mantém necessária pelo risco ainda existente de novo deslizamento de barreira, nas imediações do Bairro de Miramar (próximo ao acesso Clube Cabo Branco). Ainda não há previsão exata para retirada da sinalização.