Compromisso social

Ação da Prefeitura da Capital presta assistência às pessoas em situação de rua na orla

16/02/2021 | 18:30 | 821

Cuidar das pessoas. Há quase dois meses, quem mora em João Pessoa vem recebendo uma assistência especial por parte do poder público municipal. São ações em diversas áreas colocadas em prática. Quem é mais vulnerável socialmente está percebendo esse cuidado de forma mais imediata. Um desses grupos são as pessoas em situação de rua que vivem pela orla da cidade.

Para prestar assistência a essas pessoas, representantes das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Cidadania e Direitos Humanos se reuniram na tarde desta terça-feira (16). De acordo com o secretário da Sedurb, Fábio Carneiro, a prefeitura já iniciou um levantamento para identificar as pessoas que atualmente estão nesta situação para poder oferecer os serviços e a assistência necessária.

Ele destacou ainda o compromisso da atual gestão e reforçou a orientação que toda a equipe recebe do prefeito Cícero Lucena. “Este é um trabalho, antes de tudo, social, de acolher as pessoas e oportunizar condições para que elas deixem as ruas e voltem ao convívio dos familiares, que muitas vezes estão em outras cidades”, disse. Ele informou também que será reforçada uma fiscalização na área, em conjunto com outras secretarias. “Vamos realizar esse trabalho de acompanhamento para que essas pessoas não fiquem à margem da sociedade e que esses espaços públicos tenham a devida utilização”, afirmou.

A diretora de assistência da Secretaria de Cidadania, Benicleide Silvestre, destacou a importância da ação e disse que, nesse primeiro momento, cerca de 30 pessoas serão beneficiadas com a iniciativa, que vai desde a acolhida até a reinserção na sociedade. “Estamos desenvolvendo essa ação em parceria com outras secretarias para poder ofertar os serviços sócio-assistenciais à população de rua”, comentou.

Também participaram da reunião coordenadores do programa de abordagem e de proteção de média e alta complexidade da Secretaria da Cidadania.