Professora Telma Lucia

Secretarias de Habitação e Educação já matricularam 360 estudantes em nova escola no Vista Alegre

20/01/2021 | 14:52 | 1792

As secretarias de Habitação (Semhab) e de Educação (Sedec) de João Pessoa organizaram um plantão de matrículas no Residencial Vista Alegre, já tendo beneficiado 360 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Telma Lucia, que vai funcionar no conjunto habitacional, no bairro de Colinas do Sul. A escola está em fase de conclusão, mas a previsão de início das aulas é no mês de fevereiro, primeiro de maneira remota e depois com aulas presenciais. O calendário escolar foi elaborado obedecendo às normas de segurança para evitar aglomerações e a propagação do coronavírus.

A escola era uma antiga reivindicação dos moradores do Residencial Vista Alegre, entregue em 2016. Agora, as crianças e adolescentes precisam mais se deslocar para outros bairros para poder estudar. A Escola Professora Telma Lucia tem 11 salas de aulas, toda a infraestrutura de apoio administrativo para os funcionários e professores, com capacidade para mais de mil alunos matriculados nos três turnos: ensino infantil, fundamental I e a educação de jovens e adultos (EJA).

A Secretária de Habitação, Socorro Gadelha, explicou que a escola foi construída para receber os filhos dos moradores em idade escolar, por isso, foi montado o “plantão de matrículas”, que tem o apoio da direção e dos funcionários da Escola Municipal Raimundo Nonato Batista, que fica em Colinas do Sul. Ela disse que a prioridade inicial vai ser matricular os jovens que moram no Residencial, mas as vagas remanescentes vão ficar à disposição para atender outros estudantes que moram na região. Após o período do plantão, o atendimento vai continuar na sede da escola Raimundo Nonato Batista.

“A orientação do prefeito Cícero Lucena é dotar os residenciais com os equipamentos necessários para oferecer uma boa qualidade de vida aos moradores, e o colégio vai dar a eles a comodidade de ter os filhos estudando junto de casa, já que hoje eles são obrigados a sair para outros bairros ou tinham que disputar uma vaga na Escola Municipal Professor Raimundo Nonato Batista”, comentou Socorro Gadelha.

O secretário executivo da Habitação, Beto Pirulito, destaca que o prefeito Cicero Lucena valoriza a humanização e a cidadania no relacionamento entre as pessoas. “O prefeito entende que equipamentos como escolas, creches, postos de saúde e um ponto de apoio para a polícia fazer a segurança são fundamentais para o sucesso do empreendimento e vão melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

Beneficiados – A moradora Marta Cristina da Silva, cujos filhos estudavam no Centro, reconheceu a importância da escola. “Agora, nós vamos economizar, já que a despesa com transporte levava uma parte da renda da família, um dinheiro que agora vai ser economizado para ser utilizado para cobrir outras necessidades”.

Já Edileide Araújo matriculou os dois filhos e o marido, que vai ter a oportunidade de participar da EJA. “Meu marido parou de estudar pela necessidade de trabalhar e não havia nenhuma escola aqui perto onde ele pudesse voltar à sala de aula. Agora, com a escola funcionando, tudo ficou mais fácil”, comentou.