Empoderamento

Secretaria orienta sobre importância dos conselheiros da Participação Popular

13/03/2021 | 09:30 | 896

Todos os bairros de João Pessoa possuem conselheiros que foram escolhidos pelos moradores da região para representá-los em questões que visam o bem-estar coletivo. Ao todo, são 28 conselheiros municipais, entre titulares e suplentes, distribuídos nas 14 regiões da cidade. A Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) reforça que este processo democrático permite um diálogo constante entre a população e a Prefeitura, já que as demandas recebidas pela SEPP são encaminhadas para várias secretarias para que as ações sejam concretizadas.

Para Thiago Diniz, secretário da Participação Popular, é importante mencionar a importância e o papel que estes representantes têm na tomada de decisões que incidem nas melhorias dos bairros e comunidades. “Os conselheiros fazem parte de um processo cidadão muito importante para a gestão pública”, afirmou.

A conselheira Marilene Alves, que faz parte da 5ª Região, recebeu recentemente a informação de que será construído no bairro do Grotão um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “É uma demanda muito antiga. Acho que tem mais de 20 anos que estamos lutando por esse equipamento. É bom deixar claro que não é uma demanda só do conselheiro. É uma conquista de muito mais gente envolvida, como outros conselheiros, líderes comunitários, associações de bairros”, falou Marilene, que afirma estar vivendo uma nova realidade.

Na Comunidade do S, no bairro do Róger, Mauro Índio, resume bem o que é ser um conselheiro municipal da Participação Popular. “Os conselheiros são os olhos das ruas, da comunidade, do bairro”. Morando no local há 30 anos, Mauro é conselheiro há quase quatro anos e já vê as melhorias que foram conquistadas através das plenárias, que auxiliam na definição do uso dos recursos públicos.

Pedidos de calçamento de ruas, limpeza de lixo, ações que evitem alagamentos, além de obras estruturantes, estão entre os pedidos que chegam ao conselheiro. “Fui saber o que era conselheiro quando eu virei um. Muita gente me perguntava o que era isso, o que fazia? Assim que entrei, já fui colocando meu trabalho em ação, ajudando a comunidade”, afirmou, ressaltando que mais de 80% das ruas da comunidade já têm calçamento.

Já Natália Dias é conselheira da 4ª Região e mora na Comunidade Cidade Maravilhosa, em Gramame. Para ela, o papel principal do conselheiro no bairro é levar até as secretarias, aos secretários, através da SEPP, as demandas solicitadas pela população.

“Temos uma importância muito grande por poder levar as necessidades da população aos órgãos competentes”, falou. Natália tem em sua mãe Joelma Alves, que já foi conselheira, uma inspiração. “Desde pequena via minha mãe e fui aprendendo. Procuro passar o que é direito e o que é dever. Muita gente pensa que as coisas são imediatas, mas sabemos que não é bem assim Procuramos manter os moradores informados sobre tudo isso”, falou.

Eleição – Os conselheiros são eleitos nas assembleias regionais para um mandato bianual. Este ano haverá eleição, mas a data dependerá de vários fatores por conta da pandemia da Covid-19. Todos os conselheiros são voluntários. Aos todo, João Pessoa possui 71 bairros e 146 comunidades.