Na Policlínica do Cristo

Secretaria Municipal de Saúde realiza atividade em alusão ao Dia Nacional do Surdo

25/09/2018 | 17:08 | 2725

D R T . R J .15855

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai realizar uma ação alusiva ao Dia Nacional do Surdo, nesta quarta-feira (26), às 15h, na Policlínica Municipal Cristo (antigo Cais Cristo). A atividade busca promover os serviços ofertados para os usuários surdos do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital.

De acordo com Rosângela Lima, intérprete de libras da SMS, a data e todo o mês de setembro é um período para refletir sobre a inclusão da população surda na sociedade. “É um momento muito especial porque nos relembra a história, as lutas e as conquistas da comunidade surda. Por isso, a equipe da policlínica, que acolhe este público, não poderia deixar de homenageá-lo”, afirmou.

A programação do evento conta com palestra informativa sobre os serviços voltados para os surdos, dinâmicas de grupo, apresentação do coral de libras da SMS, distribuição de brindes e uma atividade lúdica em homenagem aos usuários surdos.

Serviço para surdos – Na Policlínica do Cristo, os usuários surdos têm acesso a todos os atendimentos que são ofertados nas Unidades de Saúde da Família (USF) e atendimentos especializados como ginecologista, oftalmologista, dentistas e outros, com o diferencial do intérprete de Libras para acompanhá-lo, desde a chegada ao serviço até o final do atendimento. Caso seja necessário, além da marcação de consultas e exames, no serviço também é realizado o encaminhamento auxiliado do intérprete.

Capacitação em libras – Para ampliar o acesso dos usuários surdos nos serviços de Atenção à Saúde, a SMS desenvolve, desde 2014, o projeto Mãos que Multiplicam Saúde, que tem como objetivo formar e qualificar os profissionais da saúde na linguagem de sinais. A proposta é que todos os serviços da Rede Municipal de Saúde tenham profissionais capacitados para esse atendimento.

Dia Nacional do Surdo – O dia 26 de setembro foi instituído como o dia do surdo por ser a data de inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdo (INES) em 1857, no Rio de Janeiro, que foi a primeira escola para surdos do Brasil.