Julho Amarelo
Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de orientação para prevenir hepatites virais
25/07/2019 | 15:41 | 1666
Com foco no incentivo ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado de hepatites B e C, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, por meio da seção de IST/Aids, ações de orientações voltadas à prevenção de hepatites virais, na programação do Julho Amarelo. O calendário de atividades segue até domingo (28), Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais.
De acordo com Roberta Cabral, técnica da Seção de IST/Aids da SMS, a Campanha do Julho Amarelo visa alertar a população sobre medidas de prevenção contra as hepatites virais, a importância do diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças silenciosas e de evolução lenta, mas que podem progredir para doenças graves, comprometendo principalmente o fígado.
“Este ano, a campanha traz mensagens com alertas à população, uma delas, direcionada à população a partir dos 40 anos, incentivando a testagem: ‘Se você fez cirurgia antes de 1993, precisa fazer o teste para hepatite C. O teste é o primeiro passo para a cura’”, comenta Roberta Cabral.
Dentro da programação da campanha, a SMS realiza atividade no próximo sábado (27), das 10h às 15h, na Praça Rio Branco, junto ao projeto Sabadinho Bom. Na ocasião, serão realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de vacinação de hepatite B e entrega de insumos de prevenção, como preservativos.
Já no domingo (28), será realizado o Dia D das hepatites virais. A atividade ofertará à população testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação de hepatite B e entrega de insumos de prevenção, como preservativos. O Dia D acontecerá das 8h às 15h, no Campo da Associação Paraibana da Caixa Econômica Federal, no bairro do Altiplano.
Serviço – A SMS oferta aos usuários do SUS testes para diagnósticos de Hepatites B e C, que podem ser feitos por exames laboratoriais e testes rápidos, esse último com resultado em, no máximo, 30 minutos. Na rede SUS, também é ofertada a vacina de Hepatite B, ministrada no recém-nascido, nas primeiras 24h.
Na rede municipal de saúde, as pessoas com hepatites são atendidas no SAE/CTA, que regula o atendimento na Policlínica Municipal de Jaguaribe, no setor de Hepatologia, Ambulatório de Hepatologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley e Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga.
Transmissão – Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites B e C, observe se você já se expôs a algumas destas situações: praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam. Para prevenir, use seus próprios instrumentos de manicure. Ao colocar piercings e realizar tatuagens, busque ambientes que utilizem materiais esterilizados e descartáveis.
-
Texto: Secom-JP
Edição: Thadeu Rodrigues
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
saude -
Tags
hepatites virais Julho Amarelo orientação saúde