Saúde

Secretaria Municipal de Saúde promove ações de cuidado à saúde mental e prevenção ao suicídio

07/09/2020 | 15:00 | 562

No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e, mais de 1 milhão no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Em João Pessoa, foram 49 óbitos em 2019 e neste ano, até meados de agosto, 20 pessoas tiraram a própria vida. Com o objetivo de prevenir e reduzir esses números, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste mês ações alusivas à campanha mundial Setembro Amarelo.

Durante todo o mês de setembro, o tema será amplamente debatido nos serviços da rede municipal de saúde, com ações para diagnóstico de doenças e prevenção ao suicídio alertando para a importância do maior acolhimento das pessoas como forma de prevenção.

“Ano passado fizemos uma grande capacitação com nossos profissionais sobre o tema. Esse ano vamos colher os frutos dessa capacitação no atendimento e acolhimento dos nossos profissionais com nossos usuários e devido a situação que nos encontramos por conta da pandemia vamos trabalhar o suicídio nos nossos serviços, mas sem tantas ações para não causar aglomerações”, explica a coordenadora da saúde mental da SMS, Alessandra Cruz.

As atividades incluem rodas de conversa nas Unidades de Saúde da Família (USF), palestras, oficinas, qualificações, dinâmicas de relaxamento e outras atividades nos Centros de Atenção Psicossocial.

Perfil – Ainda de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o perfil das vítimas de suicídio de maior ocorrência são homens de 20 a 69 anos, mas a maior prevalência é em jovens entre 20 e 29 anos. Entre 2010 e 2020, foram registradas 13.980 lesões autoprovocadas, desse número, 19,5% representam residentes que tentaram o suicídio.

Em 2020, até meados de agosto, foram registrados 762 atendimentos para violência autoprovocadas, sendo 46,1% dos casos tentativas de suicídio. Dessa porcentagem de ‘tentantes’, 68,6% eram mulheres com idades entre 10 e 59 anos. Os outros 31,3% eram homens adultos.

Serviço – Dentro da política de prevenção e combate ao suicídio, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dispõe de quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são instituições destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais e persistentes ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas.

Esses centros substituem a internação psiquiátrica, buscando a reinserção social através do tratamento. Nos centros, os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais com a finalidade de integrá-los em um ambiente social e cultural junto às famílias.

Além dos centros, a Rede de Atenção Psicossocial é composta por uma Unidade de Acolhimento Infantil (UAI), Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), três residências terapêuticas e leitos em hospitais gerais. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também têm acesso a acompanhamento psicológico e psiquiátrico nas policlínicas localizadas nos bairros de Tambaú, Mandacaru, Jaguaribe, Cristo, Mangabeira, além da Policlínica da Pessoa Idosa.

Setembro Amarelo – O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.