Parceria

Secretaria Municipal de Saúde participa de workshop para integração de auditorias do SUS

28/07/2023 | 14:00 | 753

Auditores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa participaram, nesta sexta-feira (28), de um workshop promovido pelo Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Ministério da Saúde, com o objetivo de estruturar um planejamento integrado de auditoria no Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade foi realizada no auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado no Centro da Capital.

De acordo com o auditor-geral substituto do SUS, Jomilton Costa, o workshop faz parte do projeto SNA em Movimento, que busca integrar as auditorias e potencializar os trabalhos dos auditores municipais, estaduais e federais. “Estamos iniciando um novo ciclo, em que abrimos as portas do Ministério da Saúde para esse diálogo com estados e municípios, gerando frutos que avancem no SUS e aumentando o acesso da população a essa política tão importante para o País”, afirmou.

O workshop foi conduzido pela coordenadora de promoção do Sistema Nacional de Auditoria, Patrícia Leal, e contou com a participação de mais de 50 auditores estaduais e municipais do SUS na Paraíba. Durante a atividade foram abordados pontos relacionados à integração das auditorias, proporcionando a reflexão sobre os processos de trabalho, destacando os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e desafios do contexto atual.

“A oficina tem o objetivo de promover essa integração que buscamos para dar o pontapé no planejamento conjunto de ações das auditorias e, assim, trabalharmos de forma mais integrada”, destacou Julianna Firmino Leite, chefe da Seção de Auditoria do Ministério da Saúde na Paraíba.

Para a contadora Simone Costa, membro da Comissão de Auditoria da SMS, que participou da oficina, a atividade é significativa para os profissionais que trabalham com auditoria. “Esse movimento é extremamente importante porque a gente precisa de atualização e melhorias nas ferramentas de acesso. É um momento de trocas, que fortalece o profissional que está na execução e mostra a responsabilidade de fiscalização, acompanhamento e controle no SUS”, disse.

SNA – A auditoria do SUS é um dos instrumentos de governança que tem a finalidade de contribuir com a garantia do acesso oportuno e da qualidade nas ações e serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.  Para os gestores representa uma das principais práticas da boa governança pública, uma vez que a auditoria interna avalia a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança de modo independente e objetivo.

O Sistema Nacional de Auditoria é organizado para funcionar em todos os níveis de governo, por meio dos órgãos de auditoria interna do SNA, que são as unidades de auditoria interna localizadas nos níveis federal, estadual e municipal do SUS.