Parceria

Secretaria Municipal de Saúde e UFPB realizam I Encontro sobre Interprofissionalidade em Saúde

12/04/2019 | 16:57 | 2054

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizaram, nesta sexta-feira (12), o I Encontro sobre Interprofissionalidade em Saúde. O evento aconteceu nesta sexta-feira (12), no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e deu início às atividades do Projeto PET Saúde Interprofissionalidade 2019.

Participaram do encontro, profissionais e estudantes de diversos cursos da área de saúde como educação física, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, serviço social e terapia ocupacional. O evento contou com palestras e debates sobre os desafios da interprofissionalidade no contexto atual do Brasil e os aspectos metodológicos da interprofissionalidade.

Para o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a interprofissionalidade é uma estratégia promissora, pois permite a realização de iniciativas que colocam em prática os aspectos teóricos por meio de atividades práticas. “Envolve estudantes das mais diversas graduações da área de saúde com profissionais e usuários dos serviços, viabilizando o desenvolvimento de práticas colaborativas para o trabalho em equipe”, afirmou.

O Projeto PET Saúde Interprofissionalidade faz parte do conjunto de ações do Plano para a Implementação da Educação Interprofissional (EIP) no Brasil, atendendo a chamado da Organização Pan Americana da Saúde. Ao todo, foram aprovados 120 projetos de universidades e secretarias de saúde de todas as regiões do país.

Em João Pessoa, os profissionais que participam do projeto foram selecionados no período de setembro a dezembro do ano passado, para desenvolverem atividades como supervisão de estudantes nos serviços, reunião dos grupos tutoriais, momentos de formação pedagógica e demais ações vinculadas ao projeto.

“O projeto aplica bases teóricas e metodológicas da EIP, que tem como finalidade formar profissionais mais aptos para o trabalho colaborativo em saúde e, dessa forma, promover mudanças curriculares alinhadas às diretrizes curriculares nacionais para todos os cursos de graduação na área da saúde, além das iniciativas que utilizam práticas de Educação Permanente”, explicou Davy Alves, gerente de Educação em Saúde da SMS.

PET Saúde – O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é uma iniciativa que busca fortalecer as ações que integram ensino, serviço e comunidade. O trabalho é realizado por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social em ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).