Assistência

Secretaria Municipal de Saúde dispõe de uma rede de cuidados voltados à saúde do idoso

11/12/2018 | 16:16 | 2202

D R T . R J .15855.

Ofertar cuidados voltados à população idosa é um dos objetivos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém uma rede com ações e serviços destinados à saúde do idoso. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 29,3 milhões de brasileiros são idosos. Na Capital pessoense, quase 15% da população têm mais de 60 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015.

O atendimento ao idoso acontece principalmente na Atenção Básica, por demanda espontânea. Dos 117 mil idosos que vivem em João Pessoa, apenas 48.634 são atendidos pela rede pública de saúde. Nas Unidades de Saúde da Família (USFs), os idosos participam de grupos de convivência, que atuam nas perspectivas da educação e saúde, lazer e socialização, além de terem acesso aos serviços básicos ofertados como atendimento médico, de enfermagem, odontológico, imunização e outros.

Pela atenção básica, os idosos também têm acesso as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), ofertados nos Centros (CPICS) e em algumas unidades de saúde, a atividade física através do Projeto João Pessoa Vida Saudável, realizada em diversas praças e espaços públicos da capital e nas Academias de Saúde.

Para atendimentos especializados, a rede pública dispõe uma Policlínica exclusiva para o cuidado com a saúde da pessoa idosa, um centro para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

Na Policlínica da pessoa idosa são oferecidos atendimentos ambulatoriais nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia, entre outras, como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência farmacêutica, assistência social, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, curativos biológicos, citológicos e odontologia. Além de grupos operativos, que estimulam e incentivam os participantes a convivência e recreação em grupo.

“Nos serviços da rede municipal para o cuidado com a saúde da pessoa idosa, as equipes de saúde e profissionais são qualificados para acolhimento e a escuta qualificada desse público, pois muitas vezes a pessoa idosa procura o serviço não para ser consultado pelo profissional e, sim, para ser escutada sobre suas queixas pessoais e íntimas, como isolamento social, sexualidade, depressão e outras situações”, destaca a coordenadora da saúde do idoso, Irene Delgado.

Pela rede de cuidados disponibilizada pela SMS, os idosos também são atendidos nas demais Policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e em toda a rede hospitalar. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.

Direito a saúde – “É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.” Art 15, Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003.

Números – De acordo com o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), divulgado no dia 1° de outubro, 75,3% dos idosos brasileiros dependem exclusivamente dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde, sendo que 83,1% realizaram pelo menos uma consulta médica nos últimos 12 meses. Nesse período, foi identificado ainda 10,2% dos idosos foram hospitalizados uma ou mais vezes. Quase 40% dos idosos possuem uma doença crônica e 29,8% possuem duas ou mais como diabetes, hipertensão ou artrite. Ou seja, ao todo, cerca de 70% dos idosos possuem alguma doença crônica.