Até 16h

Secretaria Municipal de Saúde atualiza caderneta de vacinação em ‘Dia D’ de Multivacinação

30/07/2022 | 14:00 | 681

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza até as 16h deste sábado (30) o ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação, que busca atualizar a caderneta de vacinação de adultos e crianças com todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação. O Dia D aconteceu durante a manhã nas unidades de saúde da família (USF) e, até o final da tarde, estará disponível no ponto instalado no Mangabeira Shopping.

Katarina Dantas aproveitou a manhã para ir até uma das USFs para atualizar a caderneta de vacinação do filho de 11 anos. “Eu estava sem conseguir ir com ele durante a semana devido a rotina de trabalho, então, hoje foi uma ótima oportunidade para resolver essa pendência antes do retorno das aulas. Agora ele retorna à escola mais protegido”, comentou a administradora.

O chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, explica que a campanha de multivacinação atua como forma de barrar a circulação dos vírus e até impedir o retorno de doenças já erradicadas. “A incidência de doenças imunossuprimidas mostra que mudanças importantes acontecem no seu comportamento com o uso de vacinas e o avanço de coberturas vacinais, por isso, é tão importante a adesão da população nas campanhas vacinais que realizamos, principalmente nesta de multivacinação que dá a oportunidade de atualizar a caderneta das crianças, bem como o cartão de vacina dos adultos”, afirmou Fernando.

Para participar da campanha, basta comparecer a um dos pontos de vacinação portando documento de identidade com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação. A campanha é voltada para crianças, adolescentes, adultos e idosos e as vacinas estão sendo ofertadas de acordo com as indicações do PNI, mediante avaliação do cartão ou caderneta de vacinação no momento da aplicação.

Além das vacinas de rotina, também estão disponíveis, neste ‘Dia D’, os imunizantes que protegem contra a Covid-19 e a Influenza.

Vacinas – A rede municipal de saúde disponibiliza gratuitamente 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e Programa Nacional de Imunização (PNI): BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral.